Pronto e já em utilização, o Telecentro de Pereiro será o próximo a ser inaugurado no Ceará, atendendo à necessidade de levar inclusão digital às populações vulneráveis socialmente, incluindo o acesso às pessoas idosas e com deficiência. A inauguração das instalações do sétimo Telecentro do Ceará ocorrerá durante o Governo do Estado na Minha Cidade, no próximo dia 29, na cidade de Pereiro, na Região do Vale do Jaguaribe.
"A nova ilha digital é um equipamento aberto a toda a comunidade, crianças, jovens e adultos, que poderão, a partir de agora, integrar-se mais efetivamente ao mundo, através do meio digital", destaca a Secretária Estadual do Desenvolvimento Social, Fátima Catunda. Os Telecentros são instalados nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) dos municípios, permitindo o acesso à internet com banda larga, conseqüentemente, à informação, ao conhecimento e à formação social e profissional dos usuários.
Os Telecentros são uma parceria entre a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (STDS), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e os municípios beneficiados. "O objetivo dessa parceria é fortalecer os Cras, promovendo a inclusão digital das famílias locais, fornecendo às unidades como porta de entrada para a socialização através da informação", diz a titular da STDS, Fátima Catunda.
Para equipar o Telecentro de Pereiro, a STDS doou 11 computadores (sendo um servidor e dez estações de trabalho), mobiliário com mesas e cadeiras para comportar as máquinas e dois monitores capacitados para instruir as atividades. Outros seis Telecentros já estão em funcionamento no Interior, atendendo a milhares de pessoas.
À STDS e Serpro competem as doações dos equipamentos para a instalação dos Telecentros, enquanto para os municípios disponibilizam os locais onde funcionarão as unidades. A instalação das máquinas, as configurações de rede interna e de acesso à internet, bem como a capacitação e qualificação dos monitores também fazem parte das atribuições dos parceiros executores do projeto.
As atividades serão acompanhadas pela STDS, visndo melhoraras ações técnicas nos Telecentros. A manutenção das ilhas digitais instaladas fica a cargo dos municípios, responsáveis também pela elaboração de um projeto técnico para cada Telecentro e de um Conselho Gestor orientador das ações do projeto.
Fonte: Assessoria de Comunicação Social da STDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário