O blog de Pereiro agradece a preciosa contribuição que ora recebe da Sra. Maria do Socorro Freitas e Silva Carvalho, onde nos envia uma produção textual de autoria de um ilustre filho de nosso torrão natal, o Sr. Meton Maia e Silva.
Essa iniciativa vem como reconhecimento da importância deste espaço para a construção de uma identidade local e como a consolidação de nossa proposta para a produção de um referencial epistemológico da realidade Pereirense.
Essa iniciativa vem como reconhecimento da importância deste espaço para a construção de uma identidade local e como a consolidação de nossa proposta para a produção de um referencial epistemológico da realidade Pereirense.
"PADROEIROS DE PEREIRO
Meton Maia e Silva
Membro Efetivo da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará - ALMECE
No dia 27 de setembro, a cidade serrana de Pereiro que compõe o mapa geográfico do Ceará, comemora, com bonita programação, seus gloriosos Padroeiros São Cosme e São Damião de nacionalidade síria, protetores dos médicos e farmacêuticos. Cidade encravada entre montes belíssimos que ofereceram um encantador panorama, além de clima saudável, Pereiro pela simplicidade do seu povo, é berço de mais de uma centena de filhos ilustres que honram o Ceará e o Brasil. A festa dos santos gêmeos, revela fatos interessantes e curiosos, pois, em anos idos, antes do primeiro transporte rodoviário ali chegado, as viagens à serra, de onde surgiam bela visão, eram feitas em alimárias muitas adestradas para a condução de famílias não somente adventícias como também, de abastados fazendeiros e pessoas humildes e de outros fins. Autoridades, homens de negócios, todos chegavam à Pereiro cavalgando. Fazendeiros que residiam nos sertões, adentravam à cidade elegantemente trajados, inclusive as amazonas na época em seu melhor cavalo acompanhados de almocreves. Em pesquisas históricas o mesmo faziam, pela primeira vez, Dom Luiz Antonio dos Santos, primeiro arcebispo do Ceará e, posteriormente, Dom Manuel da Silva Gomes, arcebispo de Fortaleza, com suas comitivas. Numa das festas em louvor de S.S.Cosme e Damião, únicos padroeiros no Ceará, o vigário Pe. Miguel Xavier de Morais, natural de São Pedro do Cariri (atual Caririaçu), convida a Banda de Música de sua terra natal para abrilhantar os festejos. Ei-la em Pereiro, todos a cavalo, conduzindo seus instrumentos e recepcionados vibrantemente. Da mesma forma, com sua bandinha, fazia o saudoso maestro Odilio Silva quando excursionava a São Miguel, Pau- dos-Ferros, Luiz Gomes/RN, Jaguaribe e Icó/CE. Eis o Pereiro de ontem e de hoje."
3 comentários:
Como filho de Pereiro quero agradecer
ao Dr. Meton Maia e Silva pelo feliz comentário sobre a festa dos nossos
padroeiros S.Cosme e S.Damião.
neto almeida orgulha-se ser oriundo de pereiro,comprou um fusion pra botar boneco ai,e edmar tb
Como filha de Pereiro orgulho-me por meus conterrâneos que são amantes da cultura e que nos enriquece com o brilhante texto da nossa cidade, relembrando os bons momentos que já passamos.
Postar um comentário