Cuidado com as palavras (Meditação)

Para Refletir...

Ricardo, Marcelo, Joaquim, Otávio e Raimundo eram todos da mesma escola e tinham um clube chamado Escoteiros Jovens. Certo dia, chegou à cidade um garoto chamado Leo. Ele e sua família haviam se mudado para as proximidades. Alguns dias depois, Ricardo, presidente do clube, disse:

– Que tal convidarmos o novo garoto para juntar-se a nós?

– Não acho boa a idéia – afirmou Joaquim. – Ele não pode fazer parte do nosso clube.

– Por que não? – perguntou Otávio.

– Ele é ladrão! – respondeu Joaquim.

– O que foi que ele roubou? – exigiu Raimundo.

– Ele roubou um litro de leite ontem na nossa varanda! Eu o vi e fui duro com ele.

– Você está dizendo que um garoto daquele tamanho roubou um litro de leite?

– E não parou por aí. Logo depois, eu vi pela janela que ele passou para o outro lado da rua e roubou o leite de nosso vizinho, o Sr. Pedro. Ele é realmente um ladrão!

– Esperem um pouco – disse Ricardo. – Acho que não devemos julgá-lo antes de descobrir por que ele fez isso. Esperem todos aqui. Vou conversar com ele e logo volto.

Meia hora depois, Ricardo estava de volta, e todos se reuniram para ouvir o que ele ia dizer.

– Rapazes, descobri o que aconteceu. O nome do garoto é Leo e a mãe dele está doente. Eles ficaram sem dinheiro depois da mudança, mas ela vai arrumar um emprego assim que estiver melhor. Leo tem procurado trabalho na cidade. Eles estão alugando a casa do Sr. Pedro que, antes de viajar esta manhã, pediu ao Leo que pegasse o leite na varanda e o usasse. Acontece que a casa do Sr. Pedro e a do Joaquim têm a mesma cor.

– Puxa, me perdoem pela conclusão equivocada. – disse Joaquim. – Quero ser o primeiro a convidá-lo a fazer parte de nosso clube.

Esta história nos ensina que não devemos ser apressados em julgar as pessoas apenas pelo que vemos. Nossas palavras podem acabar com a reputação de alguém. O melhor mesmo é não falar aquilo que não sabemos, e sempre procurar saber a verdade.

Nenhum comentário: