Feliz Natal

Dê Amor neste Natal!
É Natal,
É a festa da cristandade,
Do amor, do estender a mão
E repartir um pedaço do bolo
Do aniversariante.

Este bolo ao ser cortado,
Transforma-se em chafariz
E jorra amor, fraternidade, caridade
Jorra a misericórdia,
Tal qual jorrou dos lábios de Jesus
Pedindo ao pai misericórdia
Por seus inimigos.

Por isso é tempo de reflexão
É tempo de dar o presente do bem,
O presente da solidariedade.

Uma palavra de carinho, é um bom presente.
Lembrar do amigo, do inimigo, do moço, do velho...
Pedir PAZ, para o irmão,
É jorrar o amor de CRISTO
Em seu coração.

ÓTIMO NATAL, REPLETO DE PAZ E FRATERNIDADE E ANO NOVO RECHEADO DE SUCESSO!
São os sinceros votos do Blog de Pereiro.

Renovação de Núcleo Gestor

O dia de hoje marcou oficialmente a largada para a mudança dos núcleos gestores nas escolas públicas estaduais.
Vários dos nosso educadores, que trabalham no Vírgilio C.Lima e em outras escolas do município, compareceram à cidade de Jaguaribe para participar da 1ª etapa da "seleção pública para composição do banco de gestores escolares para provimento dos cargos em comissão dos núcleos gestores das escolas da rede pública estadual", que consistiu numa prova objetiva de 40 questões: dez de Língua Portuguesa, dez de Raciocínio Lógico Matemático e 20 de Gestão da Educação Pública.
Até chegarem ao ápice deste processo - as eleições diretas para diretores -, os candidatos ainda terão que passar por mais duas etapas, cassificatórias e eliminatórias.
Não há sombra de dúvidas que este processo é extremamente importante para a construção de uma educação de qualidade para os jovens de nossa cidade.
Vamos, então, aguardar os resultados e, desde já, ficar atentos aos acontecimentos. É como diz aquele programa: "faça a sua história"!

Transformado por Deus (Meditação)

Para Refletir...
O jovem Francisco não tinha jeito. Apesar de ser filho de família rica, ele não ligava para o dinheiro. Queria “bagunçar” com os amigos. Abandonou a escola antes de se formar e entrou para uma gangue local. Queria aproveitar a vida à sua maneira, e assim não dar satisfação para ninguém.
Os dias de folia pareciam não ter fim. Mas não demorou até ele cometer besteiras que o levaram à prisão. Ali, teve que cumprir pena por um ano. Ficou muito doente, e sua situação o levou a pensar no que estava fazendo com a vida.
Então, lembrou-se de Deus. Percebeu que teria que fazer uma escolha, a exemplo do jovem rico quando se encontrou com Jesus. Decidiu, então, renunciar as coisas que o prendiam ao mundo. O resto de sua vida foi dedicado para seguir o exemplo de Jesus e ajudar os mais necessitados. Fundou uma ordem chamada Franciscanos. O movimento cresceu e chegou a ter cem mil monges durante certo período. Hoje, mesmo em um número menor, os Franciscanos continuam ajudando a cuidar dos pobres e cumprindo sua missão. O jovem rebelde e egoísta tornou-se um exemplo de religiosidade para milhares de pessoas ao redor do mundo.
Francisco de Assis entendeu que a vida longe de Jesus não produz alegria nem contentamento. Enquanto vivia só para si, ele experimentou uma falsa liberdade. Antes mesmo de ser preso, ele já vivia na prisão do pecado. Ao voltar-se completamente para Deus, o Senhor pôde efetuar na vida de Francisco tanto o querer como o realizar.
Deus pode fazer por qualquer pessoa a mesma coisa que fez na vida de Francisco de Assis. Basta que as pessoas O aceitem e queiram mudar de vida.

TCM sugere às Câmaras desaprovar várias contas

Pereiro é notícia...


O Tribunal de Contas dos Municípios apreciou, na última quinta-feira, 12 processos de prestação de contas de Governo de Prefeituras do Interior cearense, concluindo por emitir nove pareceres recomendando a desaprovação pelas respectivas câmaras municipal e apenas três favoráveis à aprovação. Além de contas de governo foram julgados ontem mais de 100 processos relativos à prestação de contas de gestão e tomada de contas especial.

Foram emitidos pareceres recomendando às respectivas câmaras municipais a desaprovação das contas de governo dos seguintes prefeitos: Francisco Carlos Uchoa Sales - Umirim, exercício do ano 2000; José Irineu de Carvalho - Pereiro, 2004; Francisco Ernane Peres Lima - Catunda, 2006; Antônio Wilson de Pinho - Madalena, 2005; Vicente Antenor Ferreira Gomes - Itapipoca, 2004; Marinês Rodrigues de Oliveira - São Luís do Curu, 2006; Gentil Souza Magalhães - Varjota, 2006; Teodomiro Soares Sampaio - Jardim, 2006 e; Raimundo Viana de Queiroz - Ibaretama, exercício de 2006.

Receberam pareceres favoráveis à aprovação das suas contas os prefeitos de Pacajus, Francisco José Cunha Queiroz no exercício de 2006; de Paramoti, Marcos Aurélio Mariz Santos, em 2006, e o prefeito de Apuiarés, também no exercício de 2006, Roberto Sávio Gomes da Silva. As câmaras cunicipais agora vão fazer os respectivos julgamentos.

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, Política, 23/11/2008
.

Você conhece alguém desta foto?

Para Relembrar...

"Agachado-Sinval,Lúcio,Gabriel,Geraldo Bessa,Acima Rubens,Pedro de chico cazuza,Zé irineu, no final Socorro Dias e Francilda Moura.Lá em cima de pé-Fátima Falcão,Tó,Maria Lúcia de chico Tomé,Socorro Amorim,Cacilda,mais a frente Damiana Almeida,Dr.Jaime,Maria do Céu,Luis Orestes´por trás de Pedro, ainda tá na foto Maria Amorim,Marizete,Maria Edla,Acho que Graça Gabriel,Célia e Aleuda Pinheiro. "

FONTE: Foto e texto do acervo de Tim Cavalcante.

Dia Nacional da Consciência Negra - 20 de Novembro

O Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, será feriado em 225, de um total de 5.561 municípios do país, segundo levantamento da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. A data, que será celebrada em centenas de eventos pelo país, lembra o dia em que foi assassinado, em 1695, o líder Zumbi, do Quilombo dos Palmares, um dos principais símbolos da resistência negra à escravidão.
Texto publicado na página da Seppir, órgão ligado à Presidência da República, explica essa história. Em 1971, ativistas do Grupo Palmares, do Rio Grande do Sul, chegaram à conclusão de que 20 de novembro tinha sido a data de execução de Zumbi e estabeleceram-na como Dia Da Consciência Negra. Sete anos depois, o Movimento Negro Unificado incorporou a data como celebração nacional. Em 2003, a lei 10.639, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estabeleceu a data como parte do calendário escolar brasileiro.
"Herdamos os propósitos de Luiza Mahin, Ganga Zumba e legiões de homens e mulheres negras que se rebelaram a um sistema de opressão. Lançaram mão de suas vidas a se conformarem com a prisão física e de pensamento", diz o texto, assinado pela ministra da Seppir, Matilde Ribeiro. Luiza Mahin foi mãe do jornalista e advogado negro Luís Gama, um dos líderes do movimento abolicionista, no século 19. Ganga Zumba foi outro líder de Palmares.
"Orgulhosamente, exaltamos nossa origem africana e referendamos a unidade de luta pela liberdade de informação, manifestação religiosa e cultural. Buscamos maior participação e cidadania para os afro-brasileiros e nos associamos a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial", continua a ministra, no texto.
"Que este 20 de Novembro, assim como todos os outros, seja de muita festividade, alegria e renove nossas energias para continuarmos nossa trajetória para conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos, homens e mulheres negras, irmanados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial!”, conclui ela.
O 20 de novembro foi instituído como data de referência para o movimento em contraposição ao 13 de maio, quando foi decretada a abolição da escravatura, a chamada Lei Áurea, pela princesa Isabel, em 1888. O 13 de maio expressa, então, a celebração da generosidade de uma branca em relação aos negros, em vez de enfatizar a própria luta dos negros por sua libertação.
O Dia da Consciência Negra é marcado por manifestações, passeatas e seminários em várias cidades brasileiras. Segundo o site da Seppir, o estado onde mais cidades decretaram a data feriado é o Rio de Janeiro, com 92 municípios.
Fonte: Agência Brasil

O entrevistado pode ser você!

Projeto de Entrevistas

Prezado leitor, o Blog de Pereiro está propondo o lançamento de um projeto onde pretende realizar entrevistas audiovisuais com personalidades de nossa cidade. Pensamos que seria uma oportunidade interessante para conhecer um pouco mais dessas pessoas e dos seus estilos de vida. Nesta primeira etapa, gostaríamos de abrir para o nosso amigo internauta, para que você possa nos indicar nomes para essas entrevistas.
Se você tem curiosidade em conhecer um pouco mais sobre as pessoas que encontra no seu dia-a-dia e, muitas vezes, não tem oportunidade de parar para conversar... mande-nos o nome, onde podemos encontrar e que perguntas você gostaria de fazer a essa pessoa.
Esse projeto tem como principal objetivo, catalogar essas imagens para a formação de um acervo para a posteridade; onde cada momento assemelhar-se-á com um pequeno tijolo de conhecimento adicionado à construção da memória local.

Respeito é Bom e Todos Gostam (Meditação)

Para Refletir...

O chefe do trem gritou para todos entrarem nos vagões, pois o trem iria partir. Ali, diante de um dos carros, encontrava-se um homem manco, com roupas muito simples.

– Vamos, manquinho. Entre logo no trem – gritou o chefe do trem.

– Estou indo – respondeu o homem.

Calmamente, o homem entrou no trem e tomou seu lugar. Poucos minutos depois, apareceu o chefe do trem.

– Sua passagem, rápido! – disse rispidamente ao homem.

– Eu não pago – respondeu o manco.

– É o que vamos ver – disse o chefe do trem, enquanto pegava as demais passagens. – Vou colocá-lo para fora na próxima estação.

– Senhor, você sabe com quem está falando? – perguntou um passageiro sentado mais à frente.

– Não, senhor.

– Aquele é Pedro Warburton, o presidente desta companhia de estrada de ferro.

– Não pode ser! Tem certeza?

– Sim, conheço-o de longa data.

O chefe do trem ficou pálido. Percebeu que havia se metido em encrenca. Depois de alguns minutos, ele voltou até onde estava o Sr. Warburton e colocou as passagens em suas mãos.

– Senhor, me desculpe. Peço demissão agora mesmo.

– Sente-se aqui, jovem – disse o Sr. Warburton. – Você realmente faltou com o devido respeito. Se você tratasse mais algum passageiro desse jeito, o nome da companhia seria prejudicado. Lembre-se: não se pode julgar um homem pelo seu vestuário, e o mais simples passageiro deve ser tratado com cortesia. Se você mudar seu comportamento, não comentarei com ninguém sobre isto.

– Obrigado, senhor – disse o chefe do trem. – Prometo mudar daqui em diante.

Seja uma pessoa que respeita e você também será respeitado.

Utilidade Pública - (Alerta contra nova antena de celulares em Pereiro)

Atenção!!! Sua saúde pode estar em perigo.

A Empresa de telefonia celular Claro está chegando à Pereiro. Isso é muito bom para o progresso da cidade.
Entretanto, esse progresso tão esperado e tão desejado não pode chegar às custas da saúde de nossa população. A instalação de uma antena de transmissão dentro da cidade, vizinho a unidades residenciais é de extremo perigo para a saúde pública.
Evidentemente, ninguém está disposto à morar vizinho a uma suposta fábrica de tumores cancerígenos.
A nossa cidade é pequena e de uma população sofrida, aqui o cidadão tem que "matar um leão por dia" pra sobreviver. Para alguns, o único e mais precioso bem que se tem é a saúde. E como essas pessoas irão viver se lhe tirarem o que há de mais importante???
Caros amigos, o mais impressionante é que estão fazendo tudo sem consultar a população, que é a principal interessada e que ficará exposta aos implacáveis efeitos da radiação. Você já sabia que a Claro estava se instalando??? Então fique atento, pode ser mais próximo da sua casa do que você imagina.
Por que não fazem como a TIM, que se instalou a uma distância segura. Que cumpre o seu papel como agente de desenvolvimento local, sem comprometer a qualidade de vida da população.

Baile de Formatura (Fotos)


Veja mais fotos da belíssima e organizada festa dos formandos do Curso de Língua Portuguesa e Inglesa da Universidade Regional do Cariri - URCA. (Clique aqui)

É Tempo de Amar

"Com tantas guerras, com tanto ódio
O homem não consegue pensar em nada
Além de sobreviver

Tanta riqueza pra tão pouca gente
Onde vale mais o que tu tens
E não quem realmente tu és

É tempo de amar aquele que sofre
Aquele que chora por não ter o pão
É tempo de amar devemos sorrir
Temos esperança que o céu vai se abrir
É tempo de amar

Com tantas guerras, com tanto ódio
O homem não consegue pensar em nada
Além de sobreviver

Tanta riqueza pra tão pouca gente
Onde vale mais o que tu tens
E não quem realmente tu és

É tempo de amar aquele que sofre
Aquele que chora por não ter o pão
É tempo de amar devemos sorrir
Temos esperança que o céu vai se abrir
É tempo de amar

É tempo de amar aquele que sofre
Aquele que chora por não ter o pão
É tempo de amar devemos sorrir
Temos esperança que o céu vai se abrir
É tempo de amar, é tempo de amar
É tempo de amar, é tempo de amar"

É tempo de amar Pereiro.

FONTE: Letra de RAFAELA PINHO (Grifos Acrescentados)

Baile de Formatura


No dia 25 de outubro (próximo sábado), os formando do Curso de Língua Portuguesa e Inglesa da Universidade Regional do Cariri - URCA, estarão participando de Missa de Formatura que acontecerá às 19:00 h na Paróquia Santos Cosme e Damião e após às 22:00 h, estarão realizando o seu Baile de Formatura no Espaço Cultural Francisco Brandão de Carvalho.
Quero agradecer o convite da formanda Tereza Narcisa de Freitas e desejar-lhe muitas felicidades nesta nova etapa da sua caminhada profissional. "Que seja mais um passo para uma conquista maior".
Um abraço a todos os formandos.

Utilidade Pública


O Prefeito Raimundo Estevam Neto oferecerá uma festa, aberta ao público, na Praça de Eventos José Moacir Gabriel, que será realizada no dia 23 de outubro (próxima quinta-feira), animada pela Banda Solteirões do Forró e com a participação especial da Parceiros do Forró.
O Evento tem por objetivo comemorar, junto à população, a sua reeleição para um novo mandato.

Juntos, podemos fazer melhor...

Caros amigos,

Temos, ainda, muito a dizer sobre nossa singela cidade e muitas são as formas de expressão de um povo. O mesmo ponto, sob olhares diferentes, revela ângulos diferentes.
A melhor forma de compreender/entender melhor esta cidade é ouvindo todos aqueles, que de alguma forma, têm vontade de expressar os sentimentos que nutre. Esse espaço é uma janela que se abre para essas pessoas.
É democrático? Evidentemente. Como poderia deixar de sê-lo. Acredito na democracia como valor maior de convivência entre os homens.
Somos todos diferentes, uma grande diversidade, é verdade. E o que mais nos aproxima, já que não deve haver "maior" ou "menor"; é a tal da liberdade. Isso é democracia.
Liberdade para escolher: o bom ou o ruim, construir ou destruir, ajudar ou prejudicar, ser honesto ou trapaçeiro, contribuir para o crescimento dessa cidade ou...
É simples assim. Você só tem que fazer a sua escolha.
Esse espaço foi construído com muito carinho e dedicação, é fruto do grande caso de amor, o amor que temos por esta cidade. Aqui não tem cor, não tem partidarismo, não tem proselitismo, não tem acepção de pessoas. Todos são bem vindos e toda opinião é respeitada, mesmo que não concordemos com ela. Mas o que importa é o direito de dizer. E pra dizer bem "dizido" é preciso responsabilidade.
Quero agradecer mais uma vez a todos que estão participando da construção deste espaço, através do envio de matérias para publicação. Quero lembrar que este espaço está aberto a tudo que diz respeito à cidade de Pereiro e, consequentemente, aos seus habitantes. Continuem mandando suas matérias para o endereço eletrônico: pereiromania@oi.com.br, para que sejam publicadas.

Pereiro tem muitos talentos (Poesia)

Gosto de pensar em Pereiro como um grande e surpreendente baú, repletos de jóias e pedras preciosas. Pra onde olho me deparo com pessoas capazes e brilhantes, sempre prontas a grandes realizações. Que bom que temos este insuperável capital humano!!!
Hoje, tenho a alegria de publicar uma pequena amostra de um grande e promissor talento de nossa cidade. É com muita honra que recebo esta poesia do ilustre professor Francisco Joacir Rocha (Escola Maria das Graças e Virgílio C.Lima).
Gostaria de aproveitar o ensejo e parabenizá-lo por sua merecida convocação em concurso realizado no Rio Grande do Norte.

"Parabéns?!

Pereiro, ao observar o seu semblante
Percebo que está deveras sombria
Como uma mãe que não consegue,
embora se abnegue, fazer a magia
de juntar todos os seus filhos
no seu caloroso colo
O seu clima é agradável
Mas vivemos num clima desarmonioso
Sinto que vive uma situação
de emergência. As divergências
se proliferam. Uns aos outros
atropelam por interesses individuais
Suas dimensões geográficas
Não são tão exíguas
Mas já não cabem, mais tanto rancor,
O desamor, a insensibilidade
a indiferença afetam a sua estrutura
O cristo que lhe vigia das alturas
É como que se estivesse pensativo
Buscando encontrar um motivo
Para tamanha fragmentação
Não preciso dizer que não sinto emoção
De viver nesta cidade de rara beleza
Mas me desculpe a franqueza
Meus sentimentos por você, Pereiro
não se manifestam nos festejos
que ora enfeitam o seu céu
Como filho acredito que o seu aniversário
Seria mais feliz e bonito
Se todos fizessem de filho o papel."

FONTE: Professor FRANCISCO JOACIR ROCHA

Pessoas que Precisam de Você (Meditação)

Para Refletir...

Jesus ensinou que a verdadeira religião vai muito além de palavras. No dia do juízo, aqueles que pregaram a religião sem partir para a ação ficarão decepcionados. Muitas pessoas estão clamando a Deus por ajuda, e Deus quer nos usar para ajudar tais pessoas.

Se você fizer um pequeno esforço, tenho certeza de que você se lembrará das últimas pessoas que buscaram a sua ajuda. Quem sabe, aquela pessoa que bateu à sua porta? Uma criança lhe pediu alguma coisa na calçada da escola? Um idoso lhe pediu um pedaço de pão? Você costuma ajudar?

Em certo orfanato, as crianças receberam a visita de um sábio que lhes falou bastante sobre a vinda de Cristo. Uma noite, diante da mesa do jantar, todos oraram: “Querido Jesus, nós Te convidamos para ser nosso hóspede e, por favor, abençoa nosso alimento”.

Uma menina decidiu fazer mais. Ela disse para todos:

– Talvez Jesus venha logo, e precisamos colocar uma cadeira para Ele Se sentar quando chegar.

Todos concordaram e a cadeira foi colocada na ponta da mesa. Naquele instante, ouviu-se alguém bater à porta. Era um garoto de rua, faminto e sem abrigo. Ele foi prontamente acolhido e colocado na cadeira reservada para Jesus. Cada uma das crianças tirou um pouco do próprio alimento para colocar no prato do menino. De igual modo, todos ofereceram a própria cama. Antes de ir dormir, um dos meninos perguntou:

– Jesus não pôde vir, então mandou este menino pobrezinho, não é?

– Sim – disse o sábio –, é justamente isso!

Quando alguém lhe pedir ajuda, faça o melhor que você puder. Lembre-se de que Jesus pode ter enviado essa pessoa até você.

ELEIÇÕES 2008 - Resultados

Utilidade Pública...

O Blog divulga o resultado das eleições 2008 e parabeniza os candidatos eleitos, desejando que os senhores venham a honrar cada voto recebido e que cada palavra dita durante a campanha, seja uma semente a germinar bons frutos e não, simplesmente, a semelhança de um "risco n'água".
A disputa chegou ao fim, agora é hora de demonstrar a grandeza do caráter do povo pereirense. É hora de darmos as mãos e seguirmos em frente. Pereiro não pode parar!!!

Prefeito eleito:
Raimundo Estevam Neto -5.443 votos

Vereadores eleitos:
Regina Célia-888 votos
Franci Estevam-574 votos
Luiz de Candido-533 votos
Paulo de Mundim-522 votos
Daniele-474 votos
Cláudio Nogueira-471 votos
Bebeto-440 votos
Edvan-389 votos
Netinho-366 votos

FONTE: DIVULGA 2008 (TSE)

Festa da Democracia

Nossa Opinião...

Chegou o grande dia, o ápice do processo eleitoral, o supra-sumo do estado democrático de direito, o dia em que escolheremos os nosso representantes para o executivo e o legislativo municipal.
É um momento para maiores reflexões e para poucas precipitações. Afinal, está em jogo o futuro de nossa cidade e por que não dizer, o nosso futuro e o dos nossos filhos. Qual é o tipo de cidade que nós queremos construir? Um lugar que não ofereça nenhuma perspectiva de futuro ou um lugar que provenha o ganha-pão e dê esperança de vida melhor aos seus cidadãos?
Os representantes de uma cidade são o reflexo dos seus eleitores. Eleitor que vota consciente, sem pressão, sem corrupção, sem inveja, sem mentira, é o eleitor que está pensando no bem-estar da sua cidade. Quando uma cidade cresce, o seu povo cresce junto. O eleitor que analisa a vida pública e os projetos de cada candidato, terá muita chance de fazer bem a sua escolha.
Foram muitos dias de preparação para este momento, agora é só o eleitor e a urna, não há mais ninguém entre eles, ou seja, não há o que temer.
Mas também já é hora de falar no "depois". Depois da eleição é mister que o eleitor saiba virar a página. Não importa se votou em candidato A e se candidato B ganhou. O que importa é que o candidato que for escolhido por alguns, venha a ser o representante de todos. Isso é democracia.
Quando o objetivo, final, é o desenvolvimento da nossa cidade e a prosperidade de nosso povo, então aqueles que ganharem, têm a obrigação moral de estender a mão e demonstrar o seu respeito a todos os demais, porque somente juntos é possível construir. Não construiremos nada de bom se não estivermos unidos.
A eleição é a maior festa da democracia e devemos celebrar, mas eleição que não acaba no dia votação se torna a maior desgraça de um povo.
Não anule o seu voto, não venda o seu voto. Voto não tem preço, tem consequências.
Boas eleições para todos!!

Hasteamento da Bandeira (Vídeo)

Chega ao fim as festividades comemorativas dos padroeiros Santos Cosme e Damião. Uma verdadeira maratona de religiosidade e entretenimentos.
Para os filhos de Pereiro, para os devotos dos padroeiros, para os amigos da terra que não puderam estar presentes, fica mais um gostinho do hasteamento da bandeira. Espero que gostem!



FONTE: Imagens gentilmente cedidas por DANIEL R. ALMEIDA.

Pereiro celebra festa há 210 anos

Pereiro é notícia...

Pereiro. A Igreja mais antiga no Brasil foi erguida em 1530, em homenagem aos santos Cosme e Damião, no município de Iguaraçu, em Pernambuco. Lá, os festejos seculares tiveram início desde a semana passada, assim como na Igreja de São Cosme e São Damião, em Pereiro, na região jaguaribana do Ceará, o município do Estado que tem os santos gêmeos como padroeiros.
Conforme o pároco local, o italiano Domenico Zocchi, a festa acontece em Pereiro há 210 anos, desde que a Igreja Matriz foi construída, em 1798, pelo povoado formado por fugitivos da seca de 1777. Há 28 anos celebrando missa na cidade, Padre Domenico comemora o sucesso da festa de Cosme e Damião. “Vem muita gente de Mossoró, São Miguel e Pau-dos-Ferros, cidades do Rio Grande do Norte bem próximas, e também de outros estados como São Paulo”, diz.
FONTE: Jornal Diário do Nordeste, Regional, 26/09/2008.

HÁ 40 ANOS A FESTA ERA ASSIM

Para Relembrar...

O início da festa acontecia às 8 horas da noite em frente ao coreto, dez dias antes do dia 27 de setembro, com o hasteamento da bandeira, onde havia uma cerimônia religiosa celebrada pelo pároco com participação do povo da cidade e dos sítios circunvizinhos. Após a cerimônia havia uma comemoração festiva onde todos participantes se divertiam alegremente, e assim estava oficialmente decretado o novenário de S.S.Cosme e Damião.
No dia seguinte era celebrada a primeira novena, a igreja ficava completamente lotada pelos devotos cantando hinos em homenagem aos Santos Padroeiros. Cada dia aumentava mais a devoção pelos Santos milagreiros, via-se gente chegando pelos quatro cantos da cidade, uns vinham a pés, outros montados em animais e até mesmo de carros e bicicletas.
As novenas eram muito festejadas com fogos de artícios, patrocinadas por comerciantes e devotos. A última noite era muito especial, "seu" Zé Preto vinha da Serra dos Basteões com sua roda de fogo e dava um show de pirotecnia acompanhado do foguetório que saia do beco de Zé de Rosa comandado por Vicente Moco. Após o encerramento, uma parte do povo se deslocava para praça da matriz para conversar com amigos e outros aproveitavam para namorar em lugares escuros, ouvindo músicas e recados oferidos por namorados, através da radiadora de Chico Nunes, instalada no beco de Gerson.
A outra parte do povo descia para a rua de baixo, onde ficava o mercado municipal que tinha o formato de um retângulo composto de vários pontos comerciais, denominados de quartos ou cafés, onde todos se deliciavam com vários tipos de guloseimas. Na parte central tinha o comércio de Domingos Vaz que vendia estivas e outras variedades, no portão principal do lado esquerdo de quem entrava, alí estava o mais famoso dos cafés era o de Maria de Sinobe, recheado de um tudo, tinha bolo, doce, suco e sopa; também tinha o café de Damião Pepé, o de Horácio, o de Maria da Bomba, o de Cosme de Leontino e o de Maria de Rdo. Alves, muito famoso pela qualidade dos suspiros e dos beijos de noiva, tinha também o quarto de Gonga, o de Adalgísio, o de Dos Anjos, o de Acrísio e outros.
As ruas que cercavam o mercado eram composta pelas lojasde tecidos de Moacir Gabriel, de "seu" Dedé e de Bandeira, tinha também as barbearias de Cícero Preto, de Aderson Martins de Cícero Firmino e os bares de Chico Nunes, de Zé Holanda, de Raimundo Cavalcante, de Chico Brisa, de Mané da bodega, e o de Zé de Carminda (famoso por sua Sinuca e pelo Bilhar), tinha ainda o café de Neco, o comércio de "seu" João Gabriel e o açougue vizinho a Maria de Alvino.
Durante as noites de novenas todos se divertiam, uns jogavam na roleta de Mané da Bodega,no Caipira de Licurgo, no Jaburu de Rdo.Alves, rodavam no carrocel de João Novilho e outros ficavam paquerando as meninas, até conquistá-las pra namorar, muitos deles se casaram com suas namoradas, por exemplo: Osmar e Marizete, Acácio e Celeste, Arivaldo e Eneida, Eimar e Marli, Zé Clóvis e Fátima, Toinha e Narcélio, Zé Falcão e Célia, Sinval e Ducelina. Outros só não se casaram porque saíram de Pereiro para estudar ou trabalhar em outros estados.
FONTE: Brilhante comentário de ANTÔNIO ROMILTON CAVALCANTE, inserido na postagem "São Cosme e São Damião".

Festividades

O Blog de Pereiro publica mais algumas fotos das festividades dos Santos Cosme e Damião. Temos recebido alguns recados dos pereirenses que estão distantes e que gostariam de ver mais imagens da festa. Como este espaço se propõe a ser um espaço de construção coletiva, gostaríamos de aproveitar o ensejo para pedir aos leitores do blog, que estão participando e registrando seus momentos, que nos enviem fotos para que sejam publicadas.
Você pode mandar um email com a fotos anexas para pereiromania@oi.com.br.
Os filhos e admiradores de Pereiro agradecem, e nós também.


Teste sua idade cerebral

Se tem validade científica, não sei, mas é interessante ....

Teste a agilidade de sua Observação e veja ao final do teste sua idade cerebral .....

Qual é a idade de seu cérebro? (English Version available below)

Isto é interessante!!! Veja se seu cérebro tem a mesma idade do seu corpo ou se é MAIS VELHO !!!
Como utilizar o Jogo do Cérebro:
1. Clique na palavra "INICIAR" abaixo e depois em 'START'.
2. Espere pela contagem 3, 2, 1.
3. Memorize a posição dos números na tela, e então clique nos círculos do menor ao maior número.
4. No fim do jogo. O computador lhe dirá qual a idade de seu cérebro
.


INICIAR TESTE

Eleições no Galinheiro (Fábula)

Cultivando o bom hábito da leitura de jornais me deparei com está pérola, do brilhante cartunista Mino, que gostaria de compartilhar com você.



ELEIÇÕES NO GALINHEIRO
UMA FÁBULA POLÍTICA DO MINO

Um galo candidatou-se a prefeito do galinheiro. Uma raposa, que todos sabem ser um bicho que adora comer galinhas, ninguém sabe como, também candidatou-se.
O galo prometeu trabalhar por um galinheiro melhor e mais amplo, onde as galinhas pudesse ciscar mais à vontade com seus pintinhos. E lutar por mais vacinas para combater as doenças comuns aos galináceos.
Já a raposa, muito esperta, prometeu um galinheiro livre e aberto onde todos pudessem sair e entrar à vontade. Como Prefeito, não permitiria mais que seus ovos lhe fossem tirados, que elas galinhas não iriam mais para as panelas virar canja e que seus frangos não seriam mais assados nem comidos pelos bárbaros seres humanos.
O galo tinha os pés no chão mas a raposa foi quem venceu a eleição, prometendo mundos e fundos só para ganhar as incautas galinhas.
Após a vitória, a raposa deu no pé.
Só aparecia vez por outra, assim mesmo para devorar algumas de suas ingênuas eleitoras, galinhas tolas, que continuavam a ser comidas à cabidela, cozidas ou em forma de canja.
E a verem os pobres frangos continuarem a serem assados e comidos nos holocaustos das churrascarias da cidade.

Moral da fábula:

NÃO SEJA UM ELEITOR GALINHA,

Vote em quem tem os pés no chão.
"Um mau político anda por trás de tudo que nos devora." Mino

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, CADERNO 3, 20/09/2008.

Hasteamento da Bandeira

O hastemanento da bandeira deu início à série de celebrações religiosas que marcam as festividades que homenageiam os padroeiros São Cosme e São Damião.



* Clique aqui para ver mais fotos.

Oração de São Cosme e São Damião


Conheça a oração dos santos padroeiros de Pereiro.

Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.

Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.


Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

São Cosme e São Damião

Os Santos taumaturgos e anárgiros Cosme e Damião da Mesopotâmia nasceram na Ásia Menor. Seu pai, que era pagão, morreu enquanto eles ainda eram crianças, e sua mãe, Teodota, os criou na fé cristã.

Seguindo o exemplo de vida de sua mãe e em imitação a Nosso Senhor, os gêmeos tornaram-se homens justos e virtuosos.

«Os Santos Cosme e Damião, médicos, com seus instrumentos de trabalho»

Ao alcançarem a idade a adulta, aprenderam medicina e as artes da cura, e por sua virtude receberam do Espírito Santo o dom de cura as enfermidades do corpo e da alma através de sua oração.

Por amor a Deus e ao próximo, eles jamais cobraram por seus serviços, seguindo estritamente o mandamento de Nosso Senhor Jesus Cristo: "Recebestes de graça, de graça dai!" (Mt. 10:8). Eles tratavam até mesmo os animais.

A fama dos Santos Cosme e Damião se espalhou por toda a região da Mesopotâmia, e o povo apelidou os irmãos de médicos anárgiros, ou seja, "aqueles que não recebem prata (dinheiro)".(leia mais...)

Cultura do Estrondo

Pereiro é notícia...

É muito importante se ter a exata dimensão dos ´estrondos´ ocorridos no Estado do Ceará com relação aos estrondos que ocorrem na China, por exemplo. Por que ´estrondo´? Essa é uma palavra usada pelas pessoas que têm convivido com os tremores de terra atualmente no Maciço da Meruoca. Esse termo é usado, aliás, pelos cearenses atingidos pelos abalos sísmicos. Segundo o dicionário Michaelis, o significado da palavra estrondo é: 1) som forte, estampido, 2) grande ruído, 3) bulício, tumulto e clamor. A sinonímia aqui apresentada reflete a descrição dos fatos recentes vividos na recorrência dos eventos sísmicos registrados em grande número nos municípios do Estado do Ceará. Em termos comparativos, podemos afirmar que a população atingida atualmente por essa gama de estrondos apenas reafirma aquilo que se vem transmitindo no tocante ao convívio com a realidade, pois essa repetição continuada é um fato cientificamente provado.
As pessoas, ao ouvirem os tremores de terra, imediatamente dizem: ´Esse estrondo vem da Gruta de Ubajara´, quando na realidade são tremores provenientes de algum lugar das terras vizinhas. A cultura ´dos estrondos´ em nosso território dista apenas dois séculos, quando historicamente, o município de Pereiro, em 1807, registrou os primeiros tremores de terra.
Na China, a cultura dos estrondos é milenar, lá os terremotos acontecem causando grandes destruições e provocando muitas vítimas fatais em função da sua localização, pois lá é região de borda de placa.
Essas manifestações são provenientes do choque das placas tectônicas euro-asiáticas com várias outras placas, entre elas a maior que é a placa do Pacífico.
A esse fenômeno dá-se o nome de ´Inter placa´. Os estrondos aqui acontecidos são do tipo ´Intra placa´, pois estamos no centro da placa tectônica Sul Americana, e como tal a intensidade dos estrondos aqui é bem menor.
Agora, não nos esqueçamos que, apesar de tudo, nós não estamos livres nem de senti-los e nem de ouvir falar deles.
FRANCISCO BRANDÃO - Especialista em Sismologia

FONTE: JORNAL DIÁRIO DO NORDESTE, Caderno Opinião (16/09/2008).

A Praça da Matriz (Nova)

Veja algumas fotos da praça da Matriz (clique aqui).

Nos próximos dias estaremos publicando mais fotos desta e das outras praças.

O Valor da Oração (Meditação)

Para Refletir...
De manhã bem cedo, quando ainda estava escuro, Jesus Se levantou, saiu da cidade, foi para um lugar deserto e ficou ali orando. Marcos 1:35
O Dr. Alexis Carrel, Prêmio Nobel de Fisiologia, disse certa vez: “A oração é uma força tão real como a gravidade terrestre. Um constante e discreto milagre se opera, todas as horas, no coração dos homens e mulheres".
Jesus conhecia a importância da oração. O verso de hoje é um dos que falam acerca do Seu hábito de orar. Ele mesmo falou muitas vezes sobre o valor da oração: “Vigiem e orem”; “Orem, para que não entrem em tentação”; “Orem pelos que lhes maltratam”.
João e Glória participavam todos os dias do culto doméstico com seus pais. O cachorro deles se chamava Malhado e foi ensinado a colocar as patas dianteiras sobre a cadeira quando todos se ajoelhavam para orar.
Um dia, João e Glória receberam a triste notícia de que teriam que mudar-se para outro lugar. E o pior: era um apartamento e não havia espaço para Malhado. Teriam de doar o cachorro para outra pessoa. Em lágrimas, concordaram que Malhado ficaria com um amigo da família, o senhor Saraiva.
Algum tempo depois, a esposa do senhor Saraiva encontrou-se com a mãe das crianças e disse:
– O Malhado está muito bem. Só que todo dia de manhã e à tarde ele põe as patas dianteiras na cadeira e emite um som estranho. Poderia me dizer por quê?
– João e Glória haviam ensinado o Malhado a fazer isso toda vez que nos reuníamos para realizar o culto familiar. Era a forma de Malhado orar.
No fim do dia, quando o senhor Saraiva chegou do trabalho, a esposa lhe contou por que Malhado “se ajoelhava” diante da cadeira. E acrescentou:
– Se o cachorro ora a Deus, é tempo de nós começarmos a orar também.
Até um animalzinho de estimação pôde testemunhar sobre a oração. Que tal convidar sua família para orar agora? E não se preocupe. Pode trazer o cachorro também!

Especial Eleições 2008 - Vereadores

Utilidade Pública - Entrevista com os Candidatos a Vereador

O Blog de Pereiro, atendendo solicitações de leitores e candidatos, abre mais um espaço para exposição de idéias. O Objetivo desta seção é oferecer aos candidatos a vereador, de nosso município, a oportunidade de delinear as linhas gerais que compõem a sua plataforma de trabalho para o próximo mandato e mostrar aos eleitores o quanto é importante ter um representante atuante na Câmara.
Para que o leitor tenha uma visão mais definida das propostas e, principalmente, para que sejam oferecidas iguais condições de "fala" a todos os candidatos, ficam estabelecidas as seguintes condições:
1. Todos os candidatos a vereador, do município de Pereiro, poderão participar;
2. As respostas poderão ser enviadas para o email pereiromania@oi.com.br ;
3. Por questões de logística, as perguntas não serão enviadas aos diretórios dos partidos, os candidatos terão igual acesso, através do Blog de Pereiro;
4. A publicação das respostas será feita à medida em que forem enviadas, independente dos que queiram ou não participar;
5. Para preservar a igualdade de condições, os candidatos poderão responder às seguintes questões:
a) Por que o(a) sr(a) é candidato(a) a vereador(a)?
b) Se eleito(a), que trabalhos e projetos pretende desenvolver no mandato?
c) Sabendo do grande descrédito que rodeia a classe política autalmente, que características têm diferenciado a vossa conduta na vida pública?
d) Qual a sua opinião sobre a nossa terra e o nosso povo?
Agora, o espaço está aberto. Vamos aguardar o envio das respostas, para que possamos conhecer melhor aqueles que querem ser os nossos representantes no legislativo municipal.

Cuidado com as palavras (Meditação)

Para Refletir...

Ricardo, Marcelo, Joaquim, Otávio e Raimundo eram todos da mesma escola e tinham um clube chamado Escoteiros Jovens. Certo dia, chegou à cidade um garoto chamado Leo. Ele e sua família haviam se mudado para as proximidades. Alguns dias depois, Ricardo, presidente do clube, disse:

– Que tal convidarmos o novo garoto para juntar-se a nós?

– Não acho boa a idéia – afirmou Joaquim. – Ele não pode fazer parte do nosso clube.

– Por que não? – perguntou Otávio.

– Ele é ladrão! – respondeu Joaquim.

– O que foi que ele roubou? – exigiu Raimundo.

– Ele roubou um litro de leite ontem na nossa varanda! Eu o vi e fui duro com ele.

– Você está dizendo que um garoto daquele tamanho roubou um litro de leite?

– E não parou por aí. Logo depois, eu vi pela janela que ele passou para o outro lado da rua e roubou o leite de nosso vizinho, o Sr. Pedro. Ele é realmente um ladrão!

– Esperem um pouco – disse Ricardo. – Acho que não devemos julgá-lo antes de descobrir por que ele fez isso. Esperem todos aqui. Vou conversar com ele e logo volto.

Meia hora depois, Ricardo estava de volta, e todos se reuniram para ouvir o que ele ia dizer.

– Rapazes, descobri o que aconteceu. O nome do garoto é Leo e a mãe dele está doente. Eles ficaram sem dinheiro depois da mudança, mas ela vai arrumar um emprego assim que estiver melhor. Leo tem procurado trabalho na cidade. Eles estão alugando a casa do Sr. Pedro que, antes de viajar esta manhã, pediu ao Leo que pegasse o leite na varanda e o usasse. Acontece que a casa do Sr. Pedro e a do Joaquim têm a mesma cor.

– Puxa, me perdoem pela conclusão equivocada. – disse Joaquim. – Quero ser o primeiro a convidá-lo a fazer parte de nosso clube.

Esta história nos ensina que não devemos ser apressados em julgar as pessoas apenas pelo que vemos. Nossas palavras podem acabar com a reputação de alguém. O melhor mesmo é não falar aquilo que não sabemos, e sempre procurar saber a verdade.

Engenhos e Casas de Farinha

O Município de Pereiro, antes do século XX, já contava com dezenas de engenhos para o fabrico do mel e da rapadura, como também para a transformação da man­dioca brava em farinha para o consumo próprio e a venda. As terras eram próprias e férteis, tanto nas fazendas quanto nos sítios e baixadas. As moendas de ferro eram instaladas com muita habilidade e as casas de farinha, de maneira rús­tica, com a adoção de condignas instalações. Existiam na­queles tempos mestres hábeis para instalar engenhos e ca­sas de farinha. Aqueles eram puxados por juntas de bois ao aboio do tangerino que bradava seus nomes; esses, por equinos ou burros amestrados lá fora, no campo. A matéria-prima era cortada e transportada em lombo de animais ou lombos humanos. O fabrico do mel, da rapadura, da farinha de mandioca era motivo de animação entre homens, mulheres e jovens. A farinhada, especialmente, os grupos que raspavam e cortavam a mandioca, o faziam ao som dolente de cânticos folclóricos e regionais, o que muito animava os subúrbios e a zona rural. Essas pequenas in­dústrias tinham seu valor económico e nos anos bonanço­sos, eram transportadas em lombo de burros para vilas e cidades vizinhas. Segundo registros pesquisados junto aos antigos, a rapadura em Pereiro pesava um quilo e cem gra­mas e tinha a denominação de "rapadura da banca", dife­rente das congéneres fabricadas no Cariri. Eram também encontradiças nas feiras públicas de Pereiro, nas vilas ou mesmo no vizinho Estado do Rio Grande do Norte.

O Valor que Temos (Meditação)

Para Refletir...


Aconteceu por volta de 1890, na Inglaterra. Um capitão rico trabalhava cuidando de sua frota de navios. Sua vida consistia em manter-se informado através dos jornais. Precisava saber da meteorologia e das guerras, pois seus navios ficavam expostos a essas atividades. Para ele, seus navios eram mais preciosos que tudo o mais.
Quando atingiu a idade de sessenta anos, ele resolveu vender os navios por cerca de seis milhões de dólares. Milionário e aposentado, pensava em gozar a vida sem a luta de cada dia. Seria feliz e abastado. Contudo, a felicidade não veio. Os dias lhe pareciam escuros e sem graça. Não mais queria ler as notícias dos jornais e nada lhe trazia prazer. Então, tomou uma decisão: iria afogar-se.
Numa manhã fria e cinzenta, ele caminhou até uma das pontes sobre o rio Tâmisa, planejando saltar dali. Quando estava subindo na grade para pular, avistou um homem pobre, com roupas surradas, agachado ali perto.
– O que você faz aqui? – perguntou ele ao aproximar-se.
– Ó, senhor, não se importe comigo. Vim aqui para me afogar, pois não tenho dinheiro e minha família será despejada hoje.O capitão sentiu-se impelido a ajudar. Tirou a carteira do bolso, mostrou-a ao homem e lhe disse:
– Vou ajudá-lo.
– Ó, senhor, obrigado! Deus o abençoe.
Acompanhando o pobre homem até seu lar, ele pagou o aluguel atrasado e comprou alimento para a família faminta. Até mesmo brincou um pouco com as crianças.
Ao voltar para casa naquela noite, o capitão sentia uma felicidade que havia tempo tinha ido embora. Havia descoberto que, assim como o homem na ponte e sua família lhe pareceram de muito valor, ele também era muito precioso para Deus.
Sim, temos um valor imenso para Deus. Amá-Lo em retribuição, bem como às pessoas ao nosso redor, não me parece que seja pedir demais. Na verdade, nossa felicidade e utilidade neste mundo dependem muito desta realidade.

Pereiro, Cidade Sorriso

Autor: Antônio Rilmar Cavalcante

Pereiro era formado por três ou quatro ruas pequenas e tortuosas.
O cemitério da cidade estava localizado no final da rua de Cima, um pouco antes o matadouro público que ficava de frente para o nascente. Os urubus sobre os telhados vigiavam de olhos abertos os restos ali deixados. Era uma guerra aos sábados à tarde. A ruazinha se prolongava passando pela bodega da viúva (Maria do Carmo, mãe de Damiana Almeida), mais a frente a casa do oficial de justiça (Raimundo Alves, pai de Antônio Alves) e após três casas a do ourives, seu Zé Carlos. A Igreja Matriz, estrategicamente, dividia as duas ruas principais, a de Cima e a de Baixo. Era o marco divisório da sociedade pereirense (as pessoas ricas na parte de baixo e as outras na parte de cima). Nas proximidades da Igreja, do lado direito, morava Damião-Pé-Pé, encarregado de fazer as hóstias da Igreja. A praça da matriz ficava à esquerda, onde havia o coreto e do lado oposto a cadeia, nos altos, a antiga intendência (no local onde está a prefeitura), construída na ditadura Vargas.
Havia um beco ("de" Gerson, pai de Gessi) que ligava a praça à rua de trás, nela morava o barbeiro (Cícero Firmino) e o sargento Moreira. Ali quase em frente a casa de minha avó, ficava o motor que gerava a energia para cidade. Era uma máquina enorme e barulhenta, ficava meses e meses quebrado, graças a Deus!... bonito mesmo era o luar de setembro, as estrelas olhando para aquele mundo esquecido, era o mês festivo dos Padroeiros da cidade, Santos Comes e Damião.
Partindo da Intendência, no sentido nascente, existia uma pequena planície (Coculo, onde hoje é a praça da "Teleceará"), um pouco de casas de um lado e outro, e no centro, um campo de futebol, onde os meninos jogavam bola à tarde.
O comércio estava situado no final da rua de baixo com a rua de trás, num quadrilátero de calçadas altas e estreitas. Na segunda-feira, uma multidão de gente vindo de todos os cantos invadiam a cidade, eram feirantes que compravam e vendiam de um tudo. Os jogos de azar como roleta, cartas e caipira completavam aquele ambiente estático.
Assim era Pereiro do meu tempo, onde as borboletas se encontravam voando pelas ruas e os pés de figos acometidos da praga do Lacerdinha.
*TEXTO GENTILMENTE CEDIDO PELO SR. VALFRIDO
** GRIFOS ACRESCENTADOS, POR COLABORAÇÃO DE TIM CAVALCANTE.

Hino de Pereiro (Letra)

Letra: Raimunda Nilda Campos Terceiro
Música: Odílio Silva

Nossa cidade serrana
Entre colinas erguida
Sob este céu brasileiro (bis)
És por nós preferida

(CORO)
Pereiro querida terra
Por ti queremos lutar
Te levaremos unidos (bis)
Sempre, sempre a prosperar

É cearense o teu solo
És um rincão brasileiro
Nos corações dos teus filhos (bis)
Está teu sólio Pereiro

Cheios de fé e esperança
Queremos ver-te gloriosa
Tens maravilhoso clima (bis)
És gentil dadivosa

Tens no valor dos teus jovens
A segurança do teu porvir
Avante pois mocidade (bis)
Estudar e agir

Os ideais do teu povo
São de cristãos verdadeiros
Cosme e Damião são teus santos (bis)
Generosos padroeiros

Pereiro é sucesso...

Quadrilha Filhos da Serra

Atendendo a pedidos, o Blog de Pereiro publica uma compilação da apresentação da Quadrilha Filhos da Serra. Se você gostou, deixe o seu comentário.

Pereiro "Internacional"

Caros leitores, de acordo com o Google Analytics (o mecanismo que mede o "ibope" dos blogs) fomos informados que o site Boas Notícias - O Blog de Pereiro, que foi criado para divulgar as belezas e a cultura de nossa cidade, já está ultrapassando fronteiras.
Graças ao incrível potencial de comunicação da Internet, pessoas de diversas regiões do Brasil e de outros países estão tendo acesso às informações de nosso município. O Google Analytics informou sobre acessos em vários estados do país e também de leitores em Portugal, no Equador, na Espanha, nos Estados Unidos, no Japão, no México, na Itália, na Suiça e na Argentina.
Nossa cidade ainda tem muito mais a mostrar. Nosso povo tem uma cultura belíssima. Nossa região tem um enorme potencial turístico, e tudo isso será mostrado com toda a riqueza de detalhes.
Queremos agradecer aos leitores que tem acessado e divulgado este espaço, é muito gratificante ver no Orkut, os recadinhos com o endereço do Blog. Pedimos a esses prezados amigos que nos envie informações e fotos históricas, para que juntos possamos construir um grande portifólio sobre a história de Pereiro. Tenho certeza que esse será um documento de grande utilidade para as novas gerações e para todos aqueles que tiverem a curiosidade de saber um pouco mais sobre esse lugar de clima ameno e povo hospitaleiro.

Pereiro, parabéns pra você...

Hoje é um dia muito especial para o povo da nossa cidade. Foi a partir deste dia, a 118 anos atrás, que os moradores desta região transformaram um sonho em realidade. O município de Pereiro alcança a tão esperada autonomia política. Autonomia essa, que é pressuposto fundamental para o desenvolvimento. Autonomia que leva a prosperidade. Autonomia que leva a liberdade, liberdade de construir e consolidar a cultura de um povo.
Parabéns, Pereiro. Que você continue sendo essa terra de clima agradável e que seu povo continue a ser um povo abençoado.
Parabéns, Pereiro. Enquanto você cresce, o seu povo cresce junto.
Parabéns, Pereiro. Quando você ganha, o seu povo ganha também.
Parabéns, Pereiro. A sua prosperidade é a prosperidade do seu povo.
Fique com mais alguns momentos das comemorações dos 118 anos de emancipação política do nosso município. Agora nós queremos mostrar o seu momento na festa. Envie a sua foto para pereiromania@oi.com.br para que seja publicada na seção "Estive nos 118 anos de Pereiro".

Grupo de Teatro Art Mania

Teatro popular, diz-se de um gênero de teatro destinado às camadas menos elitistas da nação. Um teatro feito em circos, praças e espaços públicos, por artistas mambembes, e sobretudo voltado para o gosto ingênuo do povo.
Muito em voga durante o século XX em todo o mundo ocidental, representado por grupos de atores pequeno-burgueses que tinham por ideal um teatro acessível ao povo e transformador da sociedade para uma sociedade popular e socialista. Para tais grupos, o dramaturgo e diretor alemão Bertold Brecht foi o grande autor e inspirador.
Nós que fazemos o Blog de Pereiro, entendemos que esta é uma importante manifestação cultural que deve ser incentivada e cultivada. Como já dizia o grande poeta: "Um povo sem cultura é um povo sem alma". A Cultura é, portanto, o que nos torna mais humanos, mais gente.
Isso posto, queremos prestar uma singela homenagem aos que fazem o Grupo de Teatro Art Mania e estender o reconhecimento ao trabalho de todos os artistas que, através de muito esforço, tem se dedicado a essa belíssima arte, contribuindo assim, para o enriquecimento cultural de nosso município.




* FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS PELA PROFª HELENA GABRIEL

Nossa Opinião

A importância da Cultura


A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.
Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.
Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.
O indivíduo que consegue burlar a censura grupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que ‘os poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.
Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais uma pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.
Pelo exposto acima, concluímos que a cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde, em latu sensu.
O indivíduo comprometido com a cultura é feliz, portanto, pois sua vida adquire um significado útil.
Este é – ou deveria ser – o objetivo da sociedade humana: o bem estar do grupo alicerçada na felicidade de cada um.

E vai rolar a festa...

Caros amigos, começou a grande festa de comemoração dos 118 anos de emancipação política do nosso município. Nesse primeiro momento, foi disponibilizado para população a realização de vários serviços como: verificação de pressão, tipagem sanguínea, vacinas, taxa de glicose, laboratório de vivência da Dengue e planfetagem educativa.

Tudo isso realizado gratuitamente através do brilhante trabalho da equipe da secretaria de saúde. Lembrando que, de acordo com os coordenadores do multirão, este trabalho já é realizado regularmente através do PSF.


(*Clique na imagem para ampliar)

O mais rico... (Meditação)

Para Refletir...

Você é uma pessoa que se considera rica ou pobre? Como você mensura a riqueza? Pelo tamanho da mansão? Pelo carro do ano? Pelas roupas importadas? Pela possibilidade de viagens internacionais de longo período?

Ou você é daqueles que considera a saúde, a harmonia no lar como itens de imensa riqueza?

Certa vez, um pai de família muito rico resolveu levar seu filho para viajar para o interior. O seu propósito era mostrar quanto as pessoas podiam ser pobres. Consequentemente, como eles eram ricos.

Planejou tudo com cuidado e escolheu a fazenda de uma família que ele considerava muito pobre. Passaram um dia e uma noite com eles.

No retorno da viagem, em um carro último tipo, brilhante, motor poderoso, o pai orgulhoso pergunta ao filho:

- Como foi a viagem?

- Muito boa, papai!

- Você viu como as pessoas podem ser pobres? Continuou a perguntar o pai.

- Sim, respondeu o garoto.

Ante respostas tão curtas, o pai finalmente questionou:

- Mas, afinal, o que você aprendeu?

Agora, com entusiasmo, respondeu o menino:

- Muita coisa, pai. Eu aprendi que nós só temos um cachorro de pelo lustroso, gordo e orgulhoso, como nós que fica olhando os que chegam como se fossem de outro mundo, com ar de superioridade. Mas eles têm quatro cachorros, super amigos. Mal cheguei e já estavam rolando comigo pelo chão, correndo atrás de mim, me fazendo subir em árvores e pular cercas. Recebem os amigos dos seus donos abanando a cauda, latindo festivos e lambendo as mãos.

- Nós temos uma piscina enorme, que vai até o meio do jardim. E que permanece a maior parte do tempo vazia porque selecionamos demais aqueles que devem entrar nela ou ficar ao redor dela, brincando. Mas eles, aqueles meninos, têm um riacho de água corrente que não tem fim. A água é cristalina, corre por entre pedras, inventa mil curvas pelo caminho e ainda tem peixes.

- Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, com cadeiras especiais, mesas e adornos. Eles têm a lua e as estrelas. Deitam no tapete aveludado da grama e por mais que fiquem contando os astros no céu, não conseguem terminar a conta. Além do que, a lua e as estrelas deles iluminam a estrada, todo o caminho que outros tantos também passam.

- O nosso quintal, pai, vai até o portão de entrada e está protegido com muros, grades fortes e altas. Eles têm uma floresta inteira, cheia de animais diferentes e de surpresas. Quando entram nela, não sabem se toparão com um veado assustado, uma coruja sonolenta ou pássaros cantantes.

E ante o assombro do pai, ainda arrematou:

- Obrigado, pai, por me mostrar o quando nós somos pobres!

***

Existem tesouros inumeráveis, no mundo, que desfrutamos sem sequer nos mostrarmos agradecidos ao dono de tudo que é Deus. Subimos serras, entramos no mar e nos maravilhamos com as suas cores, seu vigor, a riqueza das flores e dos animais.

Viajamos através de estradas respirando o ar puro das árvores que se ergueram há séculos e sustentam o frescor do verde da primavera que apenas despertou. Refrescamo-nos nos rios de água cristalina, saciamos a sede em fontes naturais, límpidas, desfrutamos do sol, do ar. É um mundo grandioso de tesouros que se sucedem, sem parar.

Somos verdadeiramente pessoas muito ricas. Para completar a nossa riqueza, somente nos falta a virtude da gratidão de erguer o coração em prece e agradecer, louvando ao pai de todos nós, pela distribuição farta que nos oferece todos os dias.

Convite

Você é nosso convidado especial para participar dessa belíssima festa.
Venha e traga a sua família. Pereiro aguarda você, de braços abertos!







A Rainha Ester - Meditação

Para Refletir...

É verdade que o livro de Ester não menciona o nome de Deus, mas nem por isso deixamos de ver Sua mão dirigindo os acontecimentos.
Quando Ester soube que seu povo seria destruído, caso ela não fosse falar com o rei, pediu ao primo, Mordecai, que era também seu pai adotivo (Et 2:7, BV), que ajuntasse a todos os judeus de Susã e jejuassem por ela durante três dias, enquanto ela e suas servas fariam o mesmo. Apesar de o texto não falar em oração, é mais que certo que eles oraram.
Por que será que Ester não abriu o jogo para o rei logo de início, e, em vez disso, convidou-o para um banquete? Afinal, o rei já lhe havia estendido o cetro em sinal de aceitação. Inclusive, já lhe havia perguntado qual era a sua petição, pois sabia que ninguém arriscaria a vida indo à sua presença sem sua autorização, se não fosse algo sério e grave. E ela o convidou para um outro banquete, sem nada lhe revelar.
Naquela noite, entre um banquete e outro, o rei não conseguiu dormir. Inquieto, pediu que lhe trouxessem as crônicas do reino e as lessem para ele. Leram exatamente sobre a conspiração levantada por dois eunucos, Bigtã e Teres, para o matar. A trama foi descoberta por Mordecai e levada ao conhecimento do monarca. Ambos foram mortos.
Depois, o rei perguntou: “Que honras foram dadas a Mordecai”? Nesse ínterim, alguém entrou no pátio e o rei perguntou: “Quem está aí?” [...] “Hamã”, responderam. “Mande-o entrar”, ordenou. Então, Assuero lhe perguntou: “O que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar?” Hamã, no seu egoísmo, deu as melhores sugestões pensando que seria ele.
Imaginemos como Hamã deve ter se sentido quando teve que conduzir pelas ruas de Susã, montado a cavalo, Mordecai, a pessoa que ele mais odiava e para quem já havia preparado uma forca. Agora, era obrigado a anunciar ao povo em alta voz: “Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.”
Creio que os judeus não teriam sido mortos se Ester tivesse falado logo de início ao rei o que Hamã estava tramando contra seu povo, mas, talvez, a homenagem a Mordecai não teria acontecido. Hamã também teve oportunidade para refletir e arrepender-se de sua maldade, mas perseverou em seu pecado. Finalmente, foi enforcado na própria forca que havia preparado para seu inimigo. Vencem os que esperam no Senhor! – EGS
REFLEXÃO: “Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Sl 27:14, ARC).