Pereiro "Internacional"

Caros leitores, de acordo com o Google Analytics (o mecanismo que mede o "ibope" dos blogs) fomos informados que o site Boas Notícias - O Blog de Pereiro, que foi criado para divulgar as belezas e a cultura de nossa cidade, já está ultrapassando fronteiras.
Graças ao incrível potencial de comunicação da Internet, pessoas de diversas regiões do Brasil e de outros países estão tendo acesso às informações de nosso município. O Google Analytics informou sobre acessos em vários estados do país e também de leitores em Portugal, no Equador, na Espanha, nos Estados Unidos, no Japão, no México, na Itália, na Suiça e na Argentina.
Nossa cidade ainda tem muito mais a mostrar. Nosso povo tem uma cultura belíssima. Nossa região tem um enorme potencial turístico, e tudo isso será mostrado com toda a riqueza de detalhes.
Queremos agradecer aos leitores que tem acessado e divulgado este espaço, é muito gratificante ver no Orkut, os recadinhos com o endereço do Blog. Pedimos a esses prezados amigos que nos envie informações e fotos históricas, para que juntos possamos construir um grande portifólio sobre a história de Pereiro. Tenho certeza que esse será um documento de grande utilidade para as novas gerações e para todos aqueles que tiverem a curiosidade de saber um pouco mais sobre esse lugar de clima ameno e povo hospitaleiro.

Pereiro, parabéns pra você...

Hoje é um dia muito especial para o povo da nossa cidade. Foi a partir deste dia, a 118 anos atrás, que os moradores desta região transformaram um sonho em realidade. O município de Pereiro alcança a tão esperada autonomia política. Autonomia essa, que é pressuposto fundamental para o desenvolvimento. Autonomia que leva a prosperidade. Autonomia que leva a liberdade, liberdade de construir e consolidar a cultura de um povo.
Parabéns, Pereiro. Que você continue sendo essa terra de clima agradável e que seu povo continue a ser um povo abençoado.
Parabéns, Pereiro. Enquanto você cresce, o seu povo cresce junto.
Parabéns, Pereiro. Quando você ganha, o seu povo ganha também.
Parabéns, Pereiro. A sua prosperidade é a prosperidade do seu povo.
Fique com mais alguns momentos das comemorações dos 118 anos de emancipação política do nosso município. Agora nós queremos mostrar o seu momento na festa. Envie a sua foto para pereiromania@oi.com.br para que seja publicada na seção "Estive nos 118 anos de Pereiro".

Grupo de Teatro Art Mania

Teatro popular, diz-se de um gênero de teatro destinado às camadas menos elitistas da nação. Um teatro feito em circos, praças e espaços públicos, por artistas mambembes, e sobretudo voltado para o gosto ingênuo do povo.
Muito em voga durante o século XX em todo o mundo ocidental, representado por grupos de atores pequeno-burgueses que tinham por ideal um teatro acessível ao povo e transformador da sociedade para uma sociedade popular e socialista. Para tais grupos, o dramaturgo e diretor alemão Bertold Brecht foi o grande autor e inspirador.
Nós que fazemos o Blog de Pereiro, entendemos que esta é uma importante manifestação cultural que deve ser incentivada e cultivada. Como já dizia o grande poeta: "Um povo sem cultura é um povo sem alma". A Cultura é, portanto, o que nos torna mais humanos, mais gente.
Isso posto, queremos prestar uma singela homenagem aos que fazem o Grupo de Teatro Art Mania e estender o reconhecimento ao trabalho de todos os artistas que, através de muito esforço, tem se dedicado a essa belíssima arte, contribuindo assim, para o enriquecimento cultural de nosso município.




* FOTOS GENTILMENTE CEDIDAS PELA PROFª HELENA GABRIEL

Nossa Opinião

A importância da Cultura


A cultura – somatória de costumes, tradições e valores - é um jeito próprio de ser, estar e sentir o mundo, ‘jeito’ este que leva o indivíduo a fazer, ou a expressar-se, de forma característica.
Ora, SER é também PERTENCER – a algum lugar, a alguma fé ou a um grupo, seja família, amigos ou povo.
Daí ser a cultura um forte agente de identificação pessoal e social, um modelo de comportamento que integra segmentos sociais e gerações, uma terapia efetiva que desperta os recursos internos do indivíduo e fomenta sua interação com o grupo e um fator essencial na promoção da saúde, na medida em que o indivíduo se realiza como pessoa e expande suas potencialidades.
A percepção individual do mundo é influenciada pelo grupo. Aquilo que o grupo aprova ou valoriza tende a ser selecionado na percepção pessoal; já o que é rejeitado ou indiferente aos valores do grupo tem menor possibilidade de ser selecionado pela percepção do sujeito – e se for significativa para o sujeito, este o guarda para si ou o elabora de forma a adaptá-lo aos valores grupais, seja de foram lúdica, simbólica ou distorcida, no intuito de evitar a censura coletiva.
O indivíduo que consegue burlar a censura grupal e introduzir nela uma significativa mudança de valores adquire o poder de influenciar a História, daí o dizer-se que ‘os poetas são profetas’. Explica-se, assim, o medo que os governos autoritários e ditatoriais tem da elite cultural a a perseguição política acirrada que os representantes da cultura tem sofrido através dos séculos – por exemplo, queima de livros e de sábios nas fogueiras da Inquisição, acusados de bruxaria e de pacto com o demônio.
Os povos evoluem através de mudanças significativas em sua cultura e as mudanças acontecem rapidamente quando o clima político é de liberdade; caso contrário demora apenas mais uma pouquinho, o tempo de o pensamento, que é livre, romper os grilhões da intolerância.
Pelo exposto acima, concluímos que a cultura, em todos os seus aspectos, artísticos ou outros, tanto de criação, quanto de admiração e divulgação, tem como resultado fortalecer a identidade pessoal e social do indivíduo, bem como de integrá-lo em sua família e em sua comunidade, fornecendo-lhe, através do bem estar mental e social, condições de bem estar no mundo, ou seja, de saúde, em latu sensu.
O indivíduo comprometido com a cultura é feliz, portanto, pois sua vida adquire um significado útil.
Este é – ou deveria ser – o objetivo da sociedade humana: o bem estar do grupo alicerçada na felicidade de cada um.

E vai rolar a festa...

Caros amigos, começou a grande festa de comemoração dos 118 anos de emancipação política do nosso município. Nesse primeiro momento, foi disponibilizado para população a realização de vários serviços como: verificação de pressão, tipagem sanguínea, vacinas, taxa de glicose, laboratório de vivência da Dengue e planfetagem educativa.

Tudo isso realizado gratuitamente através do brilhante trabalho da equipe da secretaria de saúde. Lembrando que, de acordo com os coordenadores do multirão, este trabalho já é realizado regularmente através do PSF.


(*Clique na imagem para ampliar)

O mais rico... (Meditação)

Para Refletir...

Você é uma pessoa que se considera rica ou pobre? Como você mensura a riqueza? Pelo tamanho da mansão? Pelo carro do ano? Pelas roupas importadas? Pela possibilidade de viagens internacionais de longo período?

Ou você é daqueles que considera a saúde, a harmonia no lar como itens de imensa riqueza?

Certa vez, um pai de família muito rico resolveu levar seu filho para viajar para o interior. O seu propósito era mostrar quanto as pessoas podiam ser pobres. Consequentemente, como eles eram ricos.

Planejou tudo com cuidado e escolheu a fazenda de uma família que ele considerava muito pobre. Passaram um dia e uma noite com eles.

No retorno da viagem, em um carro último tipo, brilhante, motor poderoso, o pai orgulhoso pergunta ao filho:

- Como foi a viagem?

- Muito boa, papai!

- Você viu como as pessoas podem ser pobres? Continuou a perguntar o pai.

- Sim, respondeu o garoto.

Ante respostas tão curtas, o pai finalmente questionou:

- Mas, afinal, o que você aprendeu?

Agora, com entusiasmo, respondeu o menino:

- Muita coisa, pai. Eu aprendi que nós só temos um cachorro de pelo lustroso, gordo e orgulhoso, como nós que fica olhando os que chegam como se fossem de outro mundo, com ar de superioridade. Mas eles têm quatro cachorros, super amigos. Mal cheguei e já estavam rolando comigo pelo chão, correndo atrás de mim, me fazendo subir em árvores e pular cercas. Recebem os amigos dos seus donos abanando a cauda, latindo festivos e lambendo as mãos.

- Nós temos uma piscina enorme, que vai até o meio do jardim. E que permanece a maior parte do tempo vazia porque selecionamos demais aqueles que devem entrar nela ou ficar ao redor dela, brincando. Mas eles, aqueles meninos, têm um riacho de água corrente que não tem fim. A água é cristalina, corre por entre pedras, inventa mil curvas pelo caminho e ainda tem peixes.

- Nós temos uma varanda coberta e iluminada com luz, com cadeiras especiais, mesas e adornos. Eles têm a lua e as estrelas. Deitam no tapete aveludado da grama e por mais que fiquem contando os astros no céu, não conseguem terminar a conta. Além do que, a lua e as estrelas deles iluminam a estrada, todo o caminho que outros tantos também passam.

- O nosso quintal, pai, vai até o portão de entrada e está protegido com muros, grades fortes e altas. Eles têm uma floresta inteira, cheia de animais diferentes e de surpresas. Quando entram nela, não sabem se toparão com um veado assustado, uma coruja sonolenta ou pássaros cantantes.

E ante o assombro do pai, ainda arrematou:

- Obrigado, pai, por me mostrar o quando nós somos pobres!

***

Existem tesouros inumeráveis, no mundo, que desfrutamos sem sequer nos mostrarmos agradecidos ao dono de tudo que é Deus. Subimos serras, entramos no mar e nos maravilhamos com as suas cores, seu vigor, a riqueza das flores e dos animais.

Viajamos através de estradas respirando o ar puro das árvores que se ergueram há séculos e sustentam o frescor do verde da primavera que apenas despertou. Refrescamo-nos nos rios de água cristalina, saciamos a sede em fontes naturais, límpidas, desfrutamos do sol, do ar. É um mundo grandioso de tesouros que se sucedem, sem parar.

Somos verdadeiramente pessoas muito ricas. Para completar a nossa riqueza, somente nos falta a virtude da gratidão de erguer o coração em prece e agradecer, louvando ao pai de todos nós, pela distribuição farta que nos oferece todos os dias.

Convite

Você é nosso convidado especial para participar dessa belíssima festa.
Venha e traga a sua família. Pereiro aguarda você, de braços abertos!







A Rainha Ester - Meditação

Para Refletir...

É verdade que o livro de Ester não menciona o nome de Deus, mas nem por isso deixamos de ver Sua mão dirigindo os acontecimentos.
Quando Ester soube que seu povo seria destruído, caso ela não fosse falar com o rei, pediu ao primo, Mordecai, que era também seu pai adotivo (Et 2:7, BV), que ajuntasse a todos os judeus de Susã e jejuassem por ela durante três dias, enquanto ela e suas servas fariam o mesmo. Apesar de o texto não falar em oração, é mais que certo que eles oraram.
Por que será que Ester não abriu o jogo para o rei logo de início, e, em vez disso, convidou-o para um banquete? Afinal, o rei já lhe havia estendido o cetro em sinal de aceitação. Inclusive, já lhe havia perguntado qual era a sua petição, pois sabia que ninguém arriscaria a vida indo à sua presença sem sua autorização, se não fosse algo sério e grave. E ela o convidou para um outro banquete, sem nada lhe revelar.
Naquela noite, entre um banquete e outro, o rei não conseguiu dormir. Inquieto, pediu que lhe trouxessem as crônicas do reino e as lessem para ele. Leram exatamente sobre a conspiração levantada por dois eunucos, Bigtã e Teres, para o matar. A trama foi descoberta por Mordecai e levada ao conhecimento do monarca. Ambos foram mortos.
Depois, o rei perguntou: “Que honras foram dadas a Mordecai”? Nesse ínterim, alguém entrou no pátio e o rei perguntou: “Quem está aí?” [...] “Hamã”, responderam. “Mande-o entrar”, ordenou. Então, Assuero lhe perguntou: “O que se fará ao homem a quem o rei deseja honrar?” Hamã, no seu egoísmo, deu as melhores sugestões pensando que seria ele.
Imaginemos como Hamã deve ter se sentido quando teve que conduzir pelas ruas de Susã, montado a cavalo, Mordecai, a pessoa que ele mais odiava e para quem já havia preparado uma forca. Agora, era obrigado a anunciar ao povo em alta voz: “Assim se faz ao homem a quem o rei deseja honrar.”
Creio que os judeus não teriam sido mortos se Ester tivesse falado logo de início ao rei o que Hamã estava tramando contra seu povo, mas, talvez, a homenagem a Mordecai não teria acontecido. Hamã também teve oportunidade para refletir e arrepender-se de sua maldade, mas perseverou em seu pecado. Finalmente, foi enforcado na própria forca que havia preparado para seu inimigo. Vencem os que esperam no Senhor! – EGS
REFLEXÃO: “Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecerá o teu coração; espera, pois, no Senhor” (Sl 27:14, ARC).

Programação da Semana do Município

Agradecemos a Secretaria de Educação, na pessoa da secretária Lúcia Helena, que gentilmente nos cedeu o resumo da Programação das festividades que serão realizadas por ocasião da Semana do Município.
PROGRAMAÇÃO
DIA 26/08/2008
8:00 h: Momento Saúde - Verificação de Pressão, Tipagem Sanguínea, Vacinas, Taxa Glicose, Laboratório de Vivência da Dengue e Planfetagem Educativa.
Local: Em frente ao Telecentro
19:00 h: Apresentação de Músicos da Terra
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel

Dia 27/08/2008
8:00 h: Feira de Ciências Arte e Cultura
Local: E. E. F. Cleonice Freire de Queiroz.
Escolas Participantes: Nilda Campos Terceiro, Antonieta Cals de Oliveira, Cleonice Freire de Queiroz, Pólo Telsãngenes e Caetano

Dia 28/08/2008
8:00 h: Feira de Ciências Arte e Cultura
Local: Escola Maria das Graças Nogueira.
Pólos Participantes: Lagoa Nova, Crioulas, São Paulo e Chabocão.
19:00 h: Apresentação de Danças, Teatro, Recital de Poesias.

Dia 29/08/2008
8:00 h: Torneio de Futebol dos Funcionários.
Local: Ginásio Polisportivo Francisco Moura da Silva
16:30 h: Momento Corpo e Movimento - Atividades Físicas
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel
19:00 h: Show de Humor- Cleber Fernandes. (Programa Garras da Patrulha TV Diário.)
Local: Praça de Eventos José Moacir Gabriel

Dia 30/08/2008
07:00 h: Desfile Estudantil.
14:00 h: Abertura do 4° Campeonato de Futebol
Local: Estádio Municipal.
21:00 h: Show Pirotécnico
22:00 h: Festa Dançante

Filho e Rei - Meditação

Para Refletir...
Na Bíblia Sagrada há lições cujos ensinamentos são oportunos para suprir as necessidades do coração e os anseios da alma, trazendo-nos orientações bem adequadas para nossos problemas cotidianos e para a vida como um todo.
Hoje, quero chamar sua atenção para uma citação do livro de Provérbios: “Salomão, filho de Davi” (homem natural) e “rei de Israel” (homem social). Esses dois aspectos da vida estão nos propósitos de Deus para cada ser humano – aquilo que somos “por nascimento” e aquilo em que nos tornamos “por aquisição”. Por nascimento, adquirimos as características dos nossos progenitores e, por aquisição, aquilo que conseguimos através da vida.
A vida natural projeta nosso desenvolvimento físico e envolvimento com a família; enquanto a vida social engloba as conquistas individuais, que diferenciam de pessoa a pessoa, sendo que alguns indivíduos se tornam mais aptos e/ou mais poderosos que outros, como foi o caso de Salomão.
Infelizmente, conforme as circunstâncias, o homem social é bem diferente do homem natural. Uma pessoa pode parecer muito simpática na igreja, mas, em casa e na sociedade, como é? Na igreja, pode falar de bonitos sermões repletos de bons ensinamentos, mas, no seu relacionamento pessoal, na rua, no trabalho e nos negócios, as coisas podem ser bem diferentes. O livro de Provérbios nos mostra o quanto é danoso ter duas personalidades. Porém, o fato de sermos compostos de “homem natural” e “homem social” não nos impede de manter a mesma identidade de caráter.
Salomão, em uma fase da vida, teve duas personalidades (1Re 11:3, 4); e prejudicou-se tanto que arruinou sua família e seu reino. Também podemos ser tentados a divorciar as duas personalidades: a do “filho de Davi” e a do “rei de Israel” – uma bonita enquanto falamos com Deus; e a outra feia, nos momentos de devaneio.
Só seremos felizes se, com a ajuda do Espírito Santo, vivermos com a mesma personalidade, tanto em casa como fora de casa; tanto em família como entre amigos, colegas e pessoas da mesma fé.

Salvador e Juiz - Meditação

Para Refletir...
Há muitos anos, um rapaz dirigia uma carroça puxada por vários cavalos, quando perdeu o controle. A carroça desceu furiosamente a rua, indo em direção a uma ponte estreita. Um homem que estava na calçada viu o desastre iminente. Num piscar de olhos, ele deu um pulo, segurou as rédeas, e puxou-as para trás com todas as forças. Os cavalos pararam alguns metros depois. O jovem, que teve sua vida salva, ficou muito grato ao corajoso homem.
Anos depois, um prisioneiro foi levado diante de um juiz por ter cometido um assassinato. O júri havia apresentado o veredicto de culpado. O juiz perguntou ao réu se ele gostaria de dizer alguma coisa diante da sentença estabelecida. O pobre homem olhou firmemente para o juiz e disse:
– Juiz, o senhor não me reconhece?
O juiz olhou com cuidado, e então balançou a cabeça negativamente.
– Não me lembro de tê-lo visto antes.
– O senhor não se lembra de como há vários anos deteve uma parelha de cavalos e salvou a vida de um rapaz?
O juiz ficou pensativo por um momento, buscando o fato na memória.
– Ó, senhor juiz, eu sou aquele homem – afirmou o réu. – O senhor me salvou uma vez, faça-o novamente.
O juiz aproximou-se do homem condenado e disse:
– Sinto muito, mas o seu pedido agora não pode ser atendido. Naquela ocasião, fui seu salvador, mas hoje sou seu juiz.
Um dia, o Salvador Jesus voltará para julgar o mundo com justiça. Como você está se preparando para esse dia?

Doença de Alzheimer II - Mais informações

Sua Saúde...
Atendendo a solicitação de nossos leitores, o Blog de Pereiro está publicando mais um teste (Exame de Vista) e informações sobre a doença de Alzheimer, através de diagnóstico do Dr.Drauzio Varella:
Enquanto na linguagem popular a palavra demência tem a conotação de loucura, em medicina é usada com o significado de declínio adquirido, persistente, em múltiplos domínios das funções cognitivas e não cognitivas. O declínio das funções cognitivas é caracterizado pela dificuldade progressiva em reter memórias recentes, adquirir novos conhecimentos, fazer cálculos numéricos e julgamentos de valor, manter-se alerta, expressar-se na linguagem adequada, manter a motivação e outras capacidades superiores. Perder funções não cognitivas significa apresentar distúrbios de comportamento que vão da apatia ao isolamento e à agressividade.Doença de Alzheimer é a forma mais comum de demência neurodegenerativa em pessoas de idade. A causa da doença é desconhecida.
Fatores de risco:
Idade

Embora existam casos esporádicos em pessoas de 50 anos e a prevalência na faixa etária de 60 a 65 anos esteja abaixo de 1%, a partir dos 65 anos ela praticamente duplica a cada cinco anos. Depois dos 85 anos de idade, atinge 30 a 40% da população.
História familiar
O risco é mais alto em pessoas que têm história familiar de Alzheimer ou outras demências. Estudo conduzido na Suécia entre 65 pares de irmãos gêmeos mostrou que quando um deles apresentava Alzheimer, o irmão gêmeo idêntico era atingido pela doença em 67% dos casos; o gêmeo diferente, em 22%.
Síndrome de Down
Em portadores da síndrome de Down a doença surge com freqüência mais alta e as alterações neuropatológicas se instalam mais precocemente.
Apolipoproteína E
Além de outras funções, o colesterol é necessário para a integridade da bainha de mielina que envolve as raízes nervosas. A apolipoproteína é uma proteína presente na circulação, importante no transporte de colesterol no sistema nervoso central. Indivíduos em que essa proteína possui determinadas características genéticas têm probabilidade mais alta de desenvolver Alzheimer.
Sexo
Parece haver pequeno predomínio da doença entre as mulheres. Para quem chegou aos 65 anos, o risco futuro de surgir Alzheimer é de 12% a 19% no sexo feminino; e de 6% a 10% nos homens.
Trauma craniano
Boxeadores e pessoas que sofreram traumas cranianos parecem mais sujeitos à enfermidade, embora nem todos os estudos comprovem essa relação.
Fatores protetores:
Escolaridade
A aquisição de conhecimentos cria novas conexões entre os neurônios (sinapses) e aumenta a reserva intelectual, fatores que retardam o aparecimento das manifestações de demência. O analfabetismo e a baixa escolaridade estão associados à maior prevalência.
Atividade física
Vários estudos sugerem que a atividade física tenha efeito protetor.

Seja Honesto - Meditação

Para Refletir...
Depois de muito procurar, Marcelo arranjou um emprego para trabalhar na mercearia do Sr. José, onde lhe foi dada a tarefa de varrer a mercearia todas as tardes, depois de terminado o expediente. Marcelo pensou consigo: “Grande tarefa! Apenas varrer o chão.”
No começo, Marcelo se esforçava e fazia o trabalho direitinho. No entanto, com o passar dos dias, tornou-se descuidado. Muita sujeira ficava atrás das caixas e nas fendas do chão. Certa tarde, o patrão deu uma espiada no ambiente e disse:
– Bem, Marcelo, estou quase aprendendo uma lição.
– Desculpe, não entendi – murmurou o rapaz.
O patrão deu-lhe um sorriso e foi embora. Confuso, Marcelo continuou fazendo seu trabalho de maneira descuidada. Ao fim de duas semanas de trabalho, o patrão de Marcelo lhe entregou o salário e, olhando nos seus olhos, disse:
– Marcelo, finalmente aprendi uma lição.
– Qual?
– A lição que você me ensinou.
O homem fez uma pausa e colocou as mãos no ombro do garoto.
– Eu imaginava que se contratasse alguém, meu assoalho estaria sempre limpo. Mas você mostrou que não preciso. A maior parte da sujeira continua no chão quando você vai embora. Desculpe, mas não precisa mais voltar.
Marcelo saiu triste da mercearia, mas aprendeu uma grande lição – não há recompensa para quem é desonesto.
Na verdade, todos os nossos atos, sejam bons ou maus, são como pequenas sementes que plantamos. A colheita certamente virá, e os frutos poderão ter gosto doce ou amargo.
Da próxima vez que você receber uma tarefa para realizar, lembre-se de semear corretamente. Afinal, você vai colher aquilo que semeou!

Aluno Nota 10

Atualidades

O aluno Matheus Chaves Vieira da Costa, estuda no 4º ano da Escola Cleonice Freire de Queiroz e é sempre um estudante muito dedicado. Desde o início do ano vem se destacando com nota 10,0 em todas as disciplinas.
Por ocasião das festividades da Semana do Estudante, a escola Cleonice Freire reconheceu o esforço do Matheus, premiando-o com um lindo Trófeu Aluno Nota 10.
Parabéns Matheus.

Agradecimentos

Obrigado a todos que tem visitado o blog e que conseguiram em menos de 1 mês obter a marca de 1000 visitas. É muito gratificante perceber que a população já adotou o Blog de Pereiro como o seu referencial na divulgação de nossa cidade.
É esse entusiasmo que nos motiva a seguir adiante e procurar fazer sempre o melhor porque nossa cidade merece.
Agora é sua vez de participar, envie fotos, histórias, notícias e tudo mais que for importante para promover a cultura de Pereiro.

Um Belo Exemplo - Meditação

Para Refletir...

"Aí os outros ministros e governadores procuraram achar um motivo para acusar Daniel de ser mau administrador, mas não encontraram. Daniel 6:4"
Quando Jerusalém foi destruída por Nabucodonosor, rei do império babilônico, ele resolveu levar duas coisas para Babilônia: Os utensílios do templo de Salomão e alguns israelitas da linhagem real. Entre eles estava Daniel.
O que mais me impressiona em Daniel é sua integridade e fidelidade a Deus. Enquanto permaneceu em Babilônia, ele decidiu servir a Deus de todo o coração.
Saía um rei, entrava outro, e Daniel permanecia íntegro.
Integridade significa retidão, pureza, imparcialidade. Todo cristão deve ter essas qualidades.
Dois cristãos conversavam sobre o perfil daquele que deveria ser o novo presidente do país:
– Creio que ele deve ser honesto. – afirmou um deles.
– Deve também ter uma moral acima de qualquer suspeita. – disse o outro.
Então, os dois começaram a enumerar outras qualidades do futuro presidente.
– Precisa conhecer profundamente os problemas do país.
– Tem que decidir-se politicamente para o bem de todos.
– Ser íntegro com o dinheiro público.
– E honrado.
O filho de um deles brincava ali perto, aparentemente distraído. Então, ele se levantou e revelou sua atenção na conversa dos adultos. Tocando o braço do pai, disse:
– Papai, se o presidente deve ter tudo isso que vocês falaram, eles deveriam chamar o senhor.
Que bonito perceber que, na visão daquele menino, o país necessitava de alguém íntegro e cristão como seu pai.
No seu dia-a-dia, procure ser íntegro. Deus também pode usar você, como fez com Daniel.

Especial - Eleições 2008

Entrevista com os candidatos a prefeito

No intuito de prestar mais um serviço de utilidade pública aos nossos munícipes, o Blog de Pereiro promove uma entrevista com todos os candidatos a prefeito de nossa cidade.
Para viabilizar essa iniciativa, o mesmo conjunto de perguntas foi cuidadosamente elaborado, visando contemplar os temas centrais e de interesse da população, e devidamente entregues a cada um dos candidatos. O blog se compromete a publicar todas as suas respostas na íntegra e sem nenhum comentário. Veja a seguir o conteúdo das perguntas e nos próximos dias estaremos publicando as respostas.
PERGUNTAS AOS CANDIDATOS A PREFEITO DE PEREIRO
1. Como diz o adágio popular: “não existe candidato de si mesmo”. Considerando o dito popular, o que o motivou a disputar essa eleição para prefeito?
2. São vários os motivos para a escolha de um candidato a vice, dentre eles a capacidade de assumir um papel agregador. Quem é o(a) seu(sua) candidato(a) a vice e como foi escolhido(a)?
3. “Já se disse que o que diferencia o homem de outros animais é não apenas o fato de que ele vive em sociedade - o que também é próprio do comportamento de outras espécies - mas que, além disso e sobretudo, precisa da sociedade para viver. Em outras palavras, é a intensidade e a própria qualidade da cultura daí decorrente que fazem a diferença entre o ser humano e outros animais.” Qual é a sua idéia de cultura e de sua importância para o povo? Que políticas públicas o senhor pretende adotar nesta área?
4. No que se refere aos índices educacionais, percebe-se que mesmo diante de todos os esforços realizados pela sociedade civil e governos federais e estaduais, ainda estão muito aquém das expectativas. Como gestor municipal, qual é o seu compromisso com a melhoria da qualidade do ensino público em nosso município e com a valorização da capacitação do gestor escolar?
5. O problema é antigo e parece não ter solução tão cedo. A escassez de médicos no Interior do Ceará desafia autoridades do setor de saúde. Cruzamento entre dados de 2007 do Conselho Regional de Medicina (Cremec) e a Contagem de População do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados estimados do mesmo ano, indica o grau do problema. Fortaleza concentra 80,1% dos médicos do Estado para atender a 29,7% da população. Para os demais municípios, sobram 19,9% dos profissionais para garantir a saúde de 70,3% dos habitantes. Como V.Sa. vê o sistema de saúde em nosso município e que políticas públicas pretende implantar para melhorar o atendimento?
6. A capacitação do servidor é uma prática que os governantes passaram a adotar atendendo a necessidade de promover melhorias no serviço público. Que ações o senhor pretende implementar para que o servidores municipais se sintam valorizados e passem/continuem a oferecer um serviço cada vez melhor à população?
7. Partindo do pressuposto que o nosso município não dispõe de um grande volume de recursos para investimentos, o que pretende fazer para melhorar a vida do povo? Como viabilizará tais ações?
8. Dentro da sua plataforma de governo, quais são as principais obras que o senhor pretende realizar para gerar desenvolvimento? Que benefícios estas obras podem trazer para o município?
9. Estudos apontam que investir em turismo gera emprego e renda ao município. Com isso, a comunidade ganha e ganham também os pequenos e médios empresários do setor. Quais as suas políticas públicas para o setor de turismo?
10. Quais as suas considerações finais? (Tema Livre)

História de Pereiro I - Mais informações

*Nossa História
Segundo o historiador António Augusto de Vas­concelos, Juiz Municipal de Pereiro, presidente da soleni­dade comemorativa da abolição dos escravos daquela comuna em 1883, concedidas as sesmarias nas Serras do Camará e de Pereiro, pela Câmara Municipal de Icó, não havia ainda moradores naquela região serrana. A Serra do Pereiro foi habitada pêlos índios Icós que lhe davam esse nome. No entanto, diz a tradição que Manuel Pereira, natu­ral de São Bernardo de Russas, na seca de 1777 subiu a serra com a família, venceu seríssimos obstáculos, a mata densa e inexplorada e ali construiu um nicho no lugar em que edificou o povoado. Naquela época, longínqua, não existiam meios de defesa contra o flagelo, razão porque o drama atingia as cores impressionantes da miséria e morta­lidade. Corria o mundo a fertilidade da Serra do Pereiro, nos limites do Estado do Rio Grande do Norte. Desses jaguaribenses intrépidos, foi Manuel Pereira, de Russas, largou-se no mundo, acompanhado da numerosa família em demanda da serra cuja fertilidade era invejável e lhe garantia a subsistência. Do cimo da serra, Manuel Pereira monta sua moradia de pau a pique e, pouco a pouco, um pequeno aglomerado foi crescendo. Certo dia, Manuel Pereira, homem de fé, mandou erigir um nicho de orações dedicado aos santos gêmeos, Cosme e Damião. Passados alguns anos, ou seja, em 1798, Pereira recebe a visita do famoso missio­nário Frei Vital da Penha, que atraiu centenas e centenas de cristãos. É sabido que o primeiro sacerdote a visitar a capelinha dos santos Cosme e Damião, de que se tem notí­cia, foi o célebre apóstolo Frei Vital de Froscarello, capuchinho da Penha, em Recife. Abriu, entre o povo, mis­sões que se tornaram célebres. Segundo outros registros, a Câmara de Fortaleza escreveu ao governador do Bispado de Pernambuco e ao Prefeito da Penha, agradecendo-lhes terem mandado ao Ceará o missionário Frei Vital e rogando que não o façam retirar da Capitania sem que haja concluí­do as missões que nela está pregando. Em 1920, o então vigário de Pereiro, Pé. Miguel Xavier de Moraes, que dei­xou um ministério santo e edificante, registra que no dia 27 de outubro de 1798, assinado por Frei Vital, foi encontrado casualmente em 1900, por ocasião de ser serrada a haste de um velho cruzeiro conservado na Matriz, como dizia o his­tórico: "Existia, na Matriz, uma haste de um velho cruzeiro, tido em grande veneração pelo povo, o qual fora arrebata do por um louco. O Revmo Pé. João Carvalho de Araújo, meu predecessor, mandou serrar a haste do dito cruzeiro para trabalhos pertencentes a Matriz. O serrote, jeitoso e providencialmente manobrado por destro carpinteiro, des­cobriu ileso um invólucro misterioso. O Revmo Pe. João Carlos, emocionado e surpreso, religiosamente o extrai e examina, com grande ansiedade. Eis que tem em suas mãos um ligeiro histórico das missões de Frei Vital nesta fregue­sia aos 27 de outubro de 1798, uma pequena cruz de metal e uma relíquia de Santa Flora. Depois, o aludido Pé. João Carlos, cuidadosamente, envolveu de novo o secular acha­do e colocou em um caixilho próprio, cavado ao pé da tosca cruz comemorativa do século 1800-1901, feita com a madeira do velho e venerado cruzeiro. Pereiro, 24 de janei­ro de 1920."
*ILUSTRAÇÃO: Antigo bairro do Corculo, vendo-se à esquerda a residência do comerciante Manuel Mourão. Ao fundo a residência do Cel. José Xavier - Capitão da Guarda Nacional.
FONTE: Pereiro, Serra dos Santos Cosme e Damião

História de Pereiro II - Mais informações

Nossa História

Definitivamente, até o ano de 1874, Pereiro não conhecia os rigores do cólera morbus. Durante muitos anos, o povoado conservou o nome de Pereira. A revolução de 1817, de natureza republicana, cujos reflexos se fizeram sentir no Ceará, registrou no povoado uma série de crimes e prisões. A povoação de Pereira foi teatro de lutas sangrentas entre os partidos "Rasgado" e o "Patriota" ao tempo do movimento armado de 1824, conhecido por "Confederação do Equador", tendo sido vitimado, em con­sequência, o Sargento-Mor Manuel do Espírito Santo da Paz e muitos outros. Depois de proclamada a República do Equador, a 27 de agosto de 1824, os portugueses de Icó, sabendo a aproximação de Pereira Filgueiras, refugia­ram-se na serra, no Arraial de São Severino, onde residia o célebre Manuel Antônio de Amorim. Este, à frente do seu povo, plantou na povoação do Pereira a bandeira imperial. Pereira Filgueiras, ao saber dos propósitos do ataque de Amorim, impeliu o Sargento-Mor Queiroz, em fins de se­tembro, para desalojá-los da povoação. Amorim, dividin­do sua tropa em dois corpos, atacou, de emboscada na ladeira do Pau Branco, Queiroz, que se viu derrotado. Os imperialistas de Pereiro contribuíram ainda para que a tro­pa de José Dantas, do Rio do Peixe, batesse os republica­nos em mais de um encontro. Na mesma época, Manuel António de Amorim, de ordem da célebre Comissão Matuta, foi mandado profligar com a tropa de Tristão Gonçalves, que deixara o Aracati para juntar-se ao exército de Pereira Filgueiras. Em 31 de outubro de 1824, travou-se cerrado tiroteio no lugar Santa Rosa, em que foram derrotados os revoltosos, no qual perdeu a vida o vigoroso presidente confederado, Tristão Gonçalves, tornando-se impossível as reuniões das forças republicanas. Este histórico tem pro­funda ligação com o município de Pereiro.
*ILUSTRAÇÃO: Antiga Praça da Matriz tendo o vestuto Prédio da Independência (hoje demolido).
FONTE: Pereiro, Serra dos Santos Cosme e Damião

Antes e depois...

Para refletir...



Convido você para uma reflexão um pouco diferente. Observe esses dois momentos diametralmente opostos em nosso município. Não existe nenhuma dúvida sobre a importância da preservação dos recursos hídricos de um povo. A grande questão é se o que estamos fazendo é o suficiente. Qual a sua opinião?

Apenas uma Maçaneta - Meditação

Para Refletir...

Você já ouviu falar da pintura de Holmam Hunt chamada “A luz do mundo”?
Na conhecida tela do artista, há uma casa em ruínas, abandonada há muito tempo por seus donos. Em frente à janela existe um enorme espinheiro com toda sorte de ervas daninhas que cobrem todo o caminho. A porta está suja e coberta por uma espécie de musgo.
Diante da porta com dobradiças enferrujadas, na penumbra, encontra-se a figura de um homem alto e forte, cujo semblante revela fadiga e desconforto. Com o corpo inclinado, ele está com uma das mãos levantadas para bater à porta, enquanto a outra segura uma lâmpada, cujo raio de luz penetra as frestas da velha porta.
Tal homem representa Jesus, o unigênito Filho de Deus, batendo à porta do coração do pecador. Ele bate e aguarda.
Quando Holmam Hunt terminou sua obra sobre o Cristo misericordioso que bate à porta, resolveu mostrar sua tela para um de seus melhores amigos.
Chamou-o até a oficina, pois não queria que o público a visse antes do amigo. Após olhar demoradamente o Cristo do lado de fora da porta, o amigo disse:
– Mas, você cometeu um grande erro!
– Que erro seria? – perguntou o artista.
– Você pintou uma porta sem maçaneta.
– Não é um erro – disse Hunt. – Esta porta não tem maçaneta por fora, ela só abre por dentro.
A porta de nosso coração também só abre por dentro. Deus não pode entrar sem nosso consentimento. Ele não vai derrubá-la para entrar. Ele bate mansamente (às vezes até insistentemente) e espera que abramos a porta. Se fizermos isso, Ele promete transformar nosso coração de pedra num coração de carne.
Talvez Ele esteja batendo neste exato momento à porta do seu coração. Você vai abrir?

DIA DOS PAIS - Homenagens

Atualidades


As escolas de Pereiro na comemoração do dia dos pais. Para homenagear o pais, as escolas municipais programaram diversas atividades, envolvendo brincadeiras, prêmios, poesias, peças teatrais e os, já esperados, comes-e-bebes. Foi muita diversão!!!

O Blog de Pereiro quer aproveitar o ensejo para estender a todos os demais, um FELIZ DIA DOS PAIS!

Clique nas fotos para ampliar.

Onde você mora?



Para relaxar...
E então, já encontrou a sua casa? Veja como é belo o lugar que você escolheu para contruir o seu lar.
Aproveite bem e faça deste pedaçinho de chão um lugar cada vez melhor de se viver. Você só tem a ganhar... e os seus filhos também.





O Toque Final - Meditação

Para Refletir...

Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Gênesis 2:18
Em todas as obras de arte sempre há o toque final. É o arremate, a última pincelada. Assim também aconteceu na criação da Terra. Tudo parecia estar acabado, mas Deus ainda não estava satisfeito, e disse: “Não é bom que o homem esteja só.” Faltava o toque final – a mulher! Então, Ele a criou. Esse foi o ato culminante da Criação, a mais bela e a mais engenhosamente desenhada de todas as Suas criaturas.
Como foi que isso aconteceu? Deus fez Adão cair num profundo sono para realizar uma “cirurgia” e extrair dele um pedaço de sua costela, criando a partir dela sua companheira. Foi assim que Deus fez a mulher: uma criatura igual, porém, diferente; igual em seus elementos, mas diferente em sua estrutura e personalidade.
Deus também fez uma surpresa para o homem. Ao acordar, Adão viu diante de si a linda e deslumbrante mulher que seria sua esposa. Admirou sua beleza, seu sorriso contagiante, e se apaixonou por ela. Numa demonstração de profunda felicidade, ele fez sua declaração de amor em um verdadeiro poema lírico que extravasou todos os seus sentimentos e emoções:
“Isto sim! Ela é parte dos meus ossos e da minha carne!Pode-se dizer que ela é varoa, porque foi tirada do varão!”
Então, Deus realizou o primeiro casamento e estabeleceu o primeiro lar. O mundo, agora, estava completo, e tudo era “muito bom”!
Infelizmente, a família que teve um início tão lindo, está sendo vulgarizada em nossos dias, não apenas no mundo em geral, mas também entre os cristãos. Por tão pouco se desfaz aquilo que Deus considerou “muito bom”! O primeiro casamento quase foi desfeito, lá no Éden. Se Adão se recusasse a comer do fruto proibido, Deus teria providenciado outra esposa para ele. Mas Adão não abandonou Eva. Ele continuou amando-a, preferindo ficar com ela apesar das conseqüências. Hoje, por muito menos, por motivos mais banais, um abandona o outro, inclusive nos arraiais da igreja.
Submissão entre os cônjuges significa suportar um ao outro em amor. O casal é composto de companheiros e sócios em partes iguais: no amor, no afeto, nas alegrias, nas tristezas, na saúde, na doença, nos fracassos, no sucesso, na mocidade, na velhice, no conforto, no desconforto, na vitória e na recompensa final!
REFLEXÃO: “Criou Deus [...] o homem e a mulher e Deus os abençoou” (Gn 1:27, 28).

Coluna Prestes

Nossa História
O interior do Estado do Ceará, sobretudo as Regi­ões Norte, Sul e Jaguaribana, estiveram " de pé", quando a Coluna Prestes, em 1926, deixou o Estado do Piauí e pene­trou em terras cearenses. Antes de passar por Pereiro, o "Cavaleiro da Esperança" esteve na Fazenda dos Távora em Jaguaribe, de onde prosseguiu com destino ao Rio Grande do Norte. Pereiro, através de um grupo de cidadãos arma­dos, esteve preparado para quaisquer emergências, em defe­sa da cidade, numa ação patriótica e destemida. O talentoso advogado e professor Meton Vieira, lembra que em 1926, Prestes atravessou o nosso Estado, nos Inhamuns, cortando de oeste para leste as terras do centro sul, vindo do Piauí rumo ao Rio Grande do Norte. Em São Miguel, os cartórios foram incendiados e ainda hoje há questões de terra por con­ta desse fato. Em Piancó, na Paraíba, foram mortos o Padre Aristides mais dezessete comparsas seus num combate com a Coluna, comandada por Luis Carlos Prestes.
FONTE: Pereiro dos Santos Cosme e Damião

Engenhos e Casas de Farinha

Nossa História

O Município de Pereiro, antes do século XX, já contava com dezenas de engenhos para o fabrico do mel e da rapadura, como também para a transformação da man­dioca brava em farinha para o consumo próprio e a venda. As terras eram próprias e férteis, tanto nas fazendas quanto nos sítios e baixadas. As moendas de ferro eram instaladas com muita habilidade e as casas de farinha, de maneira rús­tica, com a adoção de condignas instalações. Existiam na­queles tempos mestres hábeis para instalar engenhos e ca­sas de farinha. Aqueles eram puxados por juntas de bois ao aboio do tangerino que bradava seus nomes; esses, por equinos ou burros amestrados lá fora, no campo. A maté-ria-prima era cortada e transportada em lombo de animais ou lombos humanos. O fabrico do mel, da rapadura, da farinha de mandioca era motivo de animação entre homens, mulheres e jovens. A farinhada, especialmente, os grupos que raspavam e cortavam a mandioca, o faziam ao som dolente de cânticos folclóricos e regionais, o que muito animava os subúrbios e a zona rural. Essas pequenas in­dústrias tinham seu valor económico e nos anos bonanço­sos, eram transportadas em lombo de burros para vilas e cidades vizinhas. Segundo registros pesquisados junto aos antigos, a rapadura em Pereiro pesava um quilo e cem gra­mas e tinha a denominação de "rapadura da banca", dife­rente das congéneres fabricadas no Cariri. Eram também encontradiças nas feiras públicas de Pereiro, nas vilas ou mesmo no vizinho Estado do Rio Grande do Norte.
FONTE: Pereiro dos Santos Cosme e Damião

Publicação do Contrato de Cadastro/Pagamento do Seguro Safra 2007/2008 - Pereiro

Atualidades

Já foi publicado no Diário Oficial do Estado do Ceará o extrato do contrato de parceria do Governo do Ceará com o município de Pereiro que autoriza o cadastro/pagamento do Seguro Safra 2007/2008, vejam a publicação:

"EXTRATO DE TERMO DE ADESÃO AO FUNDO GARANTIA-SAFRA 2007/2008MUNICÍPIO DE PEREIROI – ADERENTE: MUNICÍPIO DE PEREIRO; II – ACEITANTE: ESTADO DO CEARÁ, inscrito no CNPJ/MF sob o nº07.954.480/0001-79; III – OBJETO: Firmar a parceria entre o Município e o Estado para garantir renda mínima aos agricultores familiares que, tendo aderido ao Programa Garantia-Safra, venham a perder pelo menos 50% (cinqüenta por cento) das lavouras de mandioca, milho, feijão, arroz ou algodão do Ano Agrícola 2007/2008, em decorrência da seca nos municípios sob decreto de situação de emergência ou de estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal, em laudos elaborados por instituição indicada pelo ACEITANTE, e estejam adimplentes com o Fundo Garantia-Safra. IV – FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Lei Nº10.420, de 10 de abril de 2002 e suas alterações, e Decreto 4.962, de 22 de janeiro de 2004; V – VIGÊNCIA: A partir da data de sua assinatura até a conclusão das obrigações para o ano agrícola em referência; VI – FORO: Comarca de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará; VII – DATA DA ASSINATURA: 28 de abril de 2008; VIII – SIGNATÁRIOS: CID FERREIRA GOMES - Governador do Estado do Ceará e RAIMUNDO ESTEVAN NETO - Prefeito Municipal de Pereiro."
FONTE: D.O.E. de 29.07.2008, caderno 1/2, pág. 32.

Bravos Pereirenses

Nossa História
Foi numa segunda-feira chuvosa, 13 de junho de 1927, ao bimbalhar dos sinos da cidade de Mossoró, no vizinho Estado do Rio Grande do Norte, que Lampião, o Rei do Cangaço e seu bando invadiram a grande cidade irmã, não alcançando a vitória esperada. A cidade de Pereiro vinha, há dias, acompanhando as notícias de que Mossoró seria invadida. O Capitão Virgolino Ferreira da Silva não sabia da estratégia organizada para a luta, sob o comando do Prefeito Dr. Rodolfo Fernandes de Oliveira, acompanhado de seus bravos amigos e companheiros. Mossoró, de fato, estava preparada para o combate aos cangaceiros e, afinal, foi aquela epopéia, perdendo Lampião dois de seus valentes cabras. Colchete, esse fulminado por um tiro disparado da torre da Igreja de São Vicente; e Jararaca. A derrota de Lampião foi decepcionante e grande ainda foi o desespero e a desolação do grupo. Derrotado, Lampião rumou para o Ceará, na localidade de Lagoa do Rocha, já em Limoeiro, pediu guarida ao proprietário Anízio Batista dos Santos que foi o cicerone, para, escolhendo o seu me­lhor animal, viajar à Cidade de Limoeiro e comunicar que o Rei do Cangaço pretendia viajar para o Cariri. Passando por Limoeiro, onde foi recebido pelas autoridades locais e jantou com seu bando no antigo Hotel Lucas, próximo à Igreja Matriz. Lampião, desolado, não esquecia a derrota em Mossoró. No Hotel Lucas, desconfiou que a comida poderia estar envenenada. De Limoeiro, os cangaceiros vi­ajaram para o Cariri, antes se deixando fotografar na praça principal.
Devemos, no entanto, ressaltar que numa demons­tração de solidariedade e civismo, Pereiro, por meio de seus valorosos filhos, tomou parte em defesa de Mossoró, num verdadeiro gesto de bravura. Foram eles: Francisco de Queiroz Pinto, Manuel Sabino de Lima (Manuelzinho, foi o primeiro chofer a dirigir um Ford 1920 em Pereiro), os irmãos Francisco José Campos Nogueira e Alcides Fernandes da Silva (Alcides Belo), que foi Prefeito em Exer­cício de Mossoró. O Prefeito, Dr. Rodolfo Fernandes, a cada combatente concedeu uma medalha com seu nome e no verso estava escrito: Homenagem do Município aos que Combateram Lampião em 13 de junho de 1927. Pereiro vibrou com o feito glorioso de seus heróis nascidos sob aégide de São Cosme e São Damião e que, tão bravamente, foram também autênticos heróis de uma batalha que en­grandeceu a heróica Mossoró, a "Rainha do Oeste Potiguar" e seu povo hospitaleiro, bravo e altaneiro. Um exemplo que honrou o Nordeste e o Brasil.
FONTE: Pereiro Serra dos Santos Cosme e Damião

Grandeza Além da Conta - Meditação

Para refletir...
O grande conquistador Napoleão Bonaparte nasceu em Ajaccio, na Córsega, em 1769. A França havia conquistado a Córcega um pouco antes do nascimento de Napoleão, o que fez com que ele se tornasse um nacionalista corso em sua juventude. Contudo, com a idade de dezesseis anos, ele conquistou a posição de segundo-tenente no exército francês. Aliás, conquistar seria a marca de sua vida.
Em 1793, destacou-se no cerco de Toulon, cidade que estava em poder dos britânicos. Foi promovido a general-de-brigada, e em 1796 tornou-se comandante do exército francês na Itália. Depois de algumas vitórias espetaculares, foi recebido em Paris como herói.
Napoleão participou do golpe de estado e tornou-se o primeiro cônsul da França. Com apenas trinta anos, ele se tornou um dos maiores ditadores da História. Durante os quatorze anos em que esteve como imperador, Napoleão promoveu muitas mudanças na França e criou o famoso código civil francês – o Código de Napoleão.
Napoleão persistiu em sua sede de conquista, desejoso de tornar-se o dono do mundo. Lutou inúmeras vezes contra os britânicos, declarou guerra contra a Rússia, e enfrentou a revolta de países como a Áustria e Prússia.
Em 18 de junho de 1815, sofreu a derrota final, na famosa batalha de Waterloo. Um dos motivos do fracasso naquele famoso embate foi a falta de um punhado de pregos. Pode parecer estranho, mas era comum naquela época a prática de inutilizar as peças de artilharia fincando pregos nos ouvidos dos canhões. Tapando o orifício onde se colocava a pólvora e o fogo, inutilizava-se o canhão. No momento crucial, os comandantes do exército napoleônico perceberam que os soldados que tinham os pregos estavam todos mortos. Com a artilharia britânica funcionando com força total, Napoleão avistou perplexo a derrota de seu exército.
Napoleão Bonaparte foi aprisionado pelos britânicos na ilha de Santa Helena, onde morreu de câncer, em 1821.
Temos grande batalhas na vida. Entretanto, a única batalha que não podemos perder é a batalha contra o pecado. Confiando em Deus e buscando a Sua ajuda, certamente você será vencedor.

Alzaimer: doença do esquecimento

Sua saúde
O Alzaimer ou Alzheimer é uma doença de causa desconhecida que provoca a degeneração do sistema nervoso central. A doença é a causa mais frequente de demência e afeta sobretudo a memória. O sintoma mais evidênte é a acelerada perda das capacidades intelectuais.
O incremento da esperança média de vida, com o consequênte envelhecimento da população, tornou o Alzaimer mais frequente, pois está diretamente relacionado à idade e afeta cerca de 3% das pesoas com mais de 65 anos e até 50% ao ultrapassar os 85 anos de idade.
Tratamento
Atualmente o tratamento é efetuado com medicação dirigida no sentido de aliviar os sintomas, atrasando a progressão da doença, porém as investigações científicas atuais oferecem esperança de tratamentos mais eficazes num futuro próximo, já que o défcite de um neurotransmissor chamado acetilcolina é destruído no cérebro fazendo avançar a doença, parece que a inibição do fator de destruição deste composto básico para o cérebro é a chave para a descoberta de uma saída para os doentes de Alzaimer.
Sintomas
Os sintomas podem passar despercebidos no início porque se associam ao processso natural do envelhecimento, mas alguns sinais importantes no diagnóstico do Alzaimer são:
_Perda de memória sobre os fato recentes;
_Falta de capacidade de concentração nas atividades cotidianas;
_Dificuldades progressivas na expressão e compreensão da linguagem;
_Desorientação espacial.
Prevenção
Exercitar a mente é sempre a melhor prevenção. Monte este quebra-cabeça e mantenha-se em forma.

Você conhece esse lugar?

Turismo

A nossa cidade tem lugares interessantes que ainda são desconhecidos de boa parte dos seus habitantes. Talvez porque alguns tenham como característica básica a sazonalidade, como é o caso das "cachoeiras do Sítio Jenipapeiro". É bem provável que as recentes chuvas tenham ressucitado esse lindo espetáculo da integração homem-natureza. Se alguém quiser aproveitar a oportunidade, é só ir até o sangradouro do açude do Sítio Jenipapeiro e conferir. Boa sorte e bom divertimento!!!!




Lembre-se... se for dirigir, não beba.

O Resgatador - Meditação

Para Refletir...
A guerra da Bósnia foi uma das mais sangrentas do fim do século passado. Em 1995, o avião do piloto americano Scott O’Grady foi abatido por um míssil sérvio. Antes de o avião explodir, o piloto foi ejetado e caiu no meio da selva.
Scott tinha apenas um kit de sobrevivência, sua arma e uma faca. Os suprimentos duraram apenas dois dias. Então, para sobreviver, ele bebia água da chuva e se alimentava de insetos e larvas.
Enquanto isso, o Conselho de Segurança dos Estados Unidos e o presidente da nação planejavam os detalhes do resgate do piloto. Seria uma operação arriscada, longe da zona de segurança. Mas Scott não poderia ser abandonado.
Então, seis dias depois do acidente, dois aviões e quatro helicópteros decolaram de um navio no mar Adriático. Com um pequeno rádio, Scott anunciou sua posição e, minutos depois, viu o helicóptero descer em sua direção.
Soldados sérvios estavam acompanhando o resgate e dispararam um míssil. Felizmente, o míssil errou o alvo. Scott já estava dentro do helicóptero quando escutou as balas de metralhadoras sérvias atingindo a couraça da aeronave.
Scott O’Grady estava exausto, faminto e com início de hipotermia, mas mesmo assim conseguiu cumprimentar aqueles que o resgataram. Mesmo longe de casa, ele se sentia reconfortado.
Pensando na salvação de Scott O’Grady, me lembro do verso de hoje. Deus nos ama e é capaz de ir aonde for preciso para nos regatar. Mesmo que eu esteja perdido na selva do pecado e da solidão, Ele dará um jeito de me encontrar.
“Ocultar-se-ia alguém... de modo que Eu não veja?” é a pergunta de Deus. Sejamos, portanto, agradecidos ao Deus que sempre quer nos encontrar.

Passeio Aquático

Turismo

O turismo é uma indústria limpa e a melhor alternativa para gerar emprego à disposição.
O movimento permanente e contínuo que, por meio do turismo, promove o desenvolvimento econômico e social, a valorização da diversidade cultural, a preservação da biodiversidade e a criação de condições para que a paz prevaleça, é uma da maiores inciativas que o povo de uma cidade pode promover.
O município tem a maior parte de sua área localizado na zona rural. Portanto, temos várias opções de desenvolvimento de atividades como pesca, equitação, gastronomia regional, produção de frutas, etc. Buscando parcerias com o Senai, Sebrae e Emater, os proprietários podem fazer alguns roteiros dentro do programa de visitação ao campo, envolvendo numa associação, um determinado número de propriedades e, quem sabe, receber uma pequena parcela dos 9 milhões de turistas que são esperados no Brasil este ano. O turismo pode contribuir, pois gera renda e desenvolvimento e, consequentemente, melhorar a vida das pessoas.
Veja quanta riqueza temos na nossa linda cidade! Temos um potencial turístico muito grande, que se for explorado de forma sustentável poderá render muitos frutos. Um bom exemplo disso é o passeio de lancha e jet ski, que vem sendo realizado ao domingos no açude Adauto Bezerra e tem atraído uma grande soma de populares.

Pereiro sem o açude Adauto Bezerra.

Para Relembrar...


Não, não vai faltar água e também não precisa se preocupar com esta notícia. Ela se refere ao ano de 1981, quando a seca ainda era uma cruel realidade da nossa paisagem e ainda não podíamos desfrutar dos benefícios que este belíssimo açude proporciona aos munícipes de Pereiro.
Tenho a impressão que nenhum dos jovens desta geração já tinha imaginado a nossa cidade assim. Veja esse outro ângulo:


E você que vivenciou todos esses momentos? Que tipo de recordações essas fotos lhe trazem. Que histórias elas lhe fazem lembrar? Se você gostou, envie fotos de paisagens antigas, ou imagens recentes das fotos que são publicadas na seção "Para Relembrar...". Você pode colaborar também divulgando essas imagens para os seus amigos. A população de Pereiro agradece.
Fonte: Foto gentilmente cedida por Terezinha F.Bezerra

Geografia de Pereiro

Área da Unidade Territorial (Km2): 433. Área(% em relação ao Estado): 0,37. Altitude: 502m. Latitude: 6°02’. Longitude: 38°27’. Mesorregião: Jaguaribe. Microrregião: Serra do Pereiro. Limites: Norte – Iracema; Sul – Rio Grande do Norte; Leste – Rio Grande do Norte; Oeste – Jaguaribe. Distritos: Crioulos. Acidentes Geográficos: Serra das Porteiras Riachos, São Caetano e Pitombeiras. Recursos Hídricos: Pluviometria (a média anual é de 1.047,9mm). Atrativos Naturais: Monte Cristo Rei, Cachoeira Pedra D'água, Açude Adauto Bezerra, Açude da Madeira, Açude Sítio dos Lopes.
EDUCAÇÃO N° de Escolas(2007): Rede Estadual (01 escola), Municipal (27 escolas) e Pré-Escolar (01 escola). N° de Alunos Matriculados: Ens.Fundamental: 3.545. Ens. Médio: 708. Ens. Pré-escolar: 420. SAÚDE Unidade Mista de Pereiro, Casa de Parto de Pereiro, Postos de Saúde: de Pereiro, de Grossas, de Morada Nova, de Teixeira de Cabocão.
ESTATÍSTICAS População Censo de 2007 (IBGE): 15.291. Densidade Demográfica(hab/km²): 45,89. Distância da Capital em Linha Reta: 258km. Distância Por Rodovia; 346 km. Vias de acesso à Capital: CE-473, BR-116. Emissoras de Rádio: Rádio Pereiro FM. Energia Elétrica: Em 100% do Município.
Fonte: Wikipédia, IBGE.

Deus Nunca Falha

Meditação do Dia
Durante a Segunda Guerra Mundial, um homem conhecido como Sr. Ward tentava cuidar de seus três filhos depois da morte da esposa. Vivendo em Rangum, o Sr. Ward saía todas as manhãs para o trabalho e repetia para seu filho mais velho, de doze anos:
– Se tivermos um ataque aéreo hoje, leve suas duas irmãzinhas para o abrigo. Eu voltarei assim que puder.
As sirenes soaram às 10h30, e Stanley levou suas duas irmãs para o outro lado da rua. Lá, havia um grande escoadouro, coberto por uma grossa camada de concreto. Quando as bombas começaram a cair, as meninas começaram a chorar.
– Eu quero meu pai – disse a mais nova.
– Ele virá. Ele prometeu! – consolou-a Stanley – Agora vamos aproveitar o eco deste lugar e vamos cantar.
Então, naquele bueiro escuro e malcheiroso eles cantaram: “Sim, Cristo me ama; sim, Cristo me ama; sim, Cristo me ama, a Bíblia assim me diz!” E eles cantaram tão alto, que acabaram não ouvindo o barulho das bombas por cima da cabeça deles. Quando finalmente soou o alarme de segurança, resolveram sair. Ao subir para a rua, contemplaram uma terrível cena. Uma bomba havia explodido bem em frente à casa deles, matando algumas pessoas. Os corpos estavam espalhados pelos escombros. Um homem passou e disse:
– Crianças, vocês não devem ficar aqui. É perigoso.
– Vamos correr – disse Stanley. – O papai nos encontrará de alguma forma. Ele prometeu, ele cumprirá.
Eles correram seis quilômetros, até encontrarem uma pequena casa de bambu abandonada. Ali ficaram, até que o Sr. Ward os encontrou, conforme o prometido.
Assim como o Sr. Ward, Deus também cumpre Suas promessas. Mesmo que pareça demorar, Ele com certeza as cumprirá. Acredite nisso!

Cultura de Pereiro - O Gabinete de Leitura

Cultura
No século XIX, Pereiro, no Estado do Ceará, foi a luta pela conquista de um Gabinete de Leitura (1883), a exemplo de Baturité, Aracati, União (Jaguaruana), Ipu, Barbalha, Crato, Santana do Cariri, entre outros municípi­os. Deve-se a iniciativa ao culto magistrado, Dr. António Augusto de Vasconcelos, eminente Juiz Municipal, um dos pioneiros da libertação dos escravos em Pereiro, em 27 de setembro de 1883.
No Gabinete de Leitura, estudavam vários jovens e as disciplinas adotadas eram o Português, Geografia, Arit­mética, Francês e Manuscrito. A inclusão dos gabinetes de leitura no interior do Estado justifica-se, não apenas pelo real impulso por eles trazidos à criação literária, como o disciplinar de vocações que desabrocham, mas também porque tais gabinetes valem por associações regularmente organizadas e orientadas por espíritos de prol. O Gabinete de Leitura do Pereiro, criado e animado pelo então Juiz Municipal, Dr. António Augusto de Vasconcelos, persona­lidade sublime da cultura cearense, a quem a comunidade pereirense ficou a dever inestimável página de serviços pres­tados à educação da juventude. Meu saudoso pai foi esco­lhido para orador de solenidades cívicas e sociais, granje­ando a admiração de seus superiores, colegas e conterrâneos.
A cultura, disse alguém, é o apanágio dos povos que atingiram o máximo da evolução.
Desde os tempos das escolas reunidas, os pais de­monstravam interesse pala educação de seus filhos não so­mente na cidade, como também, nas fazendas e sítios. Eram conhecidos os educadores de uma época difícil, mas pou­co a pouco, a luz da sabedoria foi iluminando corações, abrindo clareiras por uma vida melhor.
Com o decorrer dos anos, autoridades municipais, sobretudo, Prefeitos, tomaram a iniciativa e responsabilida­de em dar maior assistência ao ensino e a educação, a pon­to de Pereiro ser contemplado com colégios como o Insti­tuto São José, Centro Educacional Ovídio Diógenes, Es­cola de Primeiro Grau Virgílio Correia Lima, Escola Muni­cipal Nilda Campos Terceiro, Escola de Primeiro Grau Antonieta Cais, Escola de Primeiro Grau Pingo de Gente, entre outras espalhadas por todo território municipal. Quem estudou em nossos estabelecimentos de ensino, há de ter gratas e inefáveis recordações, pois, inúmeros alunos conquistaram vitórias brilhantes, sem esquecer seus dedicados mestres, o carinho e o amor a vocação. O futuro há de revelar outros talentos que haverão de merecer a exaltação de seus conterrâneos e colegas. Não podemos deixar de nos orgulhar pelo Pereiro em desenvolvimento e pelas ro­sas do seu jardim das letras onde figuram e figurarão os bondosos e inesquecíveis mestres que, segundo conterrâneo ilustre, "em cada cidade do Brasil, deveria haver uma está­tua em homenagem ao professor".
FONTE: Pereiro, Serra dos Santos Cosme e Damião

Quem foi o 1º Professor em Pereiro?

Escolas de Primeiras Letras
O primeiro professor de primeiras letras de Pereiro (1844-1846) foi Gervásio Elísio Bezerra Cavalcante. Portanto, o primeiro a exercer o magistério na Vila dos Santos Cosme e Damião. Licenciado, viajou para Pernambuco a fim de tratar da saúde, sendo substituído pelo Professor Alexandre Porfírio da Cunha. No período provincial a ca­deira das primeiras letras da povoação dos Santos Cosme e Damião das Serras do Pereiro foi criada pela lei n° 251, de 15 de novembro de 1842. A escola sempre foi uma clareira para aqueles que desejavam aprender a ler e a escrever, nas vilas, nos sítios, nas fazendas. A leitura era um dever, ler, escrever e contar, desde os primórdios. Era um sonho dos nossos antepassados.
FONTE: Pereiro, Serra dos Santos Cosme e Damião.

Pereiro, "quando Deus lhe desenhou..."

Por um instante podemos apreciar as belezas que Deus concedeu a esse lugar que tanto amamos. Com certeza Deus deixou um pedaçinho do céu na terra e esse lugar se chama Pereiro.


FONTE: Foto gentilmente cedida por Meyber Cavalcante.

A Embarcação de Deus

O que você pensa sobre a igreja? É importante para você?
Certa vez, um rapaz encontrou o famoso evangelista Billy Sunday e lhe perguntou:
– Pode alguém alcançar o Céu sem ir à igreja?
– Sim, mas isso seria como atravessar o Oceano Atlântico a nado, tendo a seu dispor uma grande embarcação.
Sem dúvida, a igreja é uma grande embarcação e, como todo navio, ela range, balança e muitas vezes parece que vai afundar. Mas, certamente, ela chegará ao seu destino. Afinal, Cristo está ao leme.
Uma pergunta que muitos fazem é: “Por que existe a igreja?” Eis algumas razões. Ela existe para:
• A adoração a Deus.
• Levar o evangelho àqueles que não conhecem a Jesus.
• Unir as pessoas na esperança do retorno de Jesus.
• Fortalecer a vida de oração.
• Consolar os que estão tristes.
• Ajudar os que não têm bens materiais.
• Estimular a integridade e a santidade cristãs.
• Ensinar o exemplo de Cristo às pessoas.
• Servir como auxílio para a família.
• Ser uma luz para a comunidade.
• Levar as pessoas a uma vida de fé vitoriosa.
Outras razões poderiam ser colocadas na lista acima. No entanto, estas são as principais e devem ser suficientes para que entendamos a importância da igreja no mundo em que vivemos.
Referindo-se ao Seu povo no passado, Deus disse: “E Me farão um santuário, para que Eu possa habitar no meio deles” (Êxodo 25:8, ARA). Na igreja, podemos ter um encontro mais profundo com Deus e Seus anjos. Essa é uma oportunidade que você não deve perder!

O que é Mais Importante?

Um homem resolveu caminhar pela praia logo cedo. Meia hora depois, ele avistou algo brilhante trazido pelas ondas. Era uma lâmpada. Ao ser esfregada, um gênio saiu dela e disse:

– Você tem direito a um pedido. Apenas um.

O homem ponderou por alguns minutos, e então disse:

– Quero o jornal do ano que vem com o resultado da loteria.

Em meio a um redemoinho de fumaça, o gênio desapareceu. Aos pés do pedinte ficou o sonhado jornal. Emocionado, o homem sentou-se para dar uma olhada. Conhecendo o resultado da loteria do próximo ano, ficaria milionário. Nesse momento, um pequeno vento fez o jornal cair de suas mãos. Ao abaixar-se para pegá-lo, notou o que estava escrito na página oposta. Era a notícia de uma pessoa que morrera em um assalto. O nome da vítima lhe chamou a atenção: era o dele!

Esta história é apenas ficção, mas ninguém discorda de que a vida é muito curta. E, nesse curto período, Deus bondosamente permite que tenhamos um coração que bate mais de cem mil vezes ao dia e um cérebro capaz de armazenar milhões de informações. Ele nos dá também a oportunidade de escolher o que colocaremos em primeiro lugar em nossa vida.

Então, não podemos errar, como fez o homem da história, pois a Bíblia diz: “Procuras tu grandezas? Não as procures... (Jeremias 45:5, ARA). É melhor agir como Salomão quando pediu sabedoria a Deus. “Se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos” (Tiago 1:5).

Acima de tudo, devemos buscar a Deus enquanto temos o fôlego de vida, e aproveitar todos os momentos para falar sobre o amor de Jesus.
Coloque hoje em seu coração a letra deste hino maravilhoso:

“Estas mãos que Deus me deu, foram feitas pra servir
O vizinho ao lado meu que não sabe mais sorrir!
Através de minhas mãos, eu pretendo lhe mostrar
O sorriso de Jesus.”